Secretaria de saúde promove 1º Fórum Municipal sobre DST/HIV/AIDS E Hepatites

Data: 29/10/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Saúde
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Secretaria de saúde promove 1º Fórum Municipal sobre DST/HIV/AIDS E Hepatites

A secretaria municipal da Saúde de Ituporanga, através da Vigilância Epidemiológica, realizou o 1º Fórum Municipal sobre DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. O encontro foi realizado neste mês de outubro no auditório do Clasen Park Hotel e contou com a participação de profissionais médicos e enfermeiros das unidades de saúde dos bairros, das Estratégias de Saúde da Família (ESF`s),  e do Hospital Bom Jesus. O objetivo do evento foi revisar o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) ou como é conhecido DST. 

“Foi um encontro importante para chamar a atenção quanto às ações dos profissionais de saúde na triagem, diagnóstico e tratamento das pessoas com IST e seus parceiros sexuais, interrompendo a cadeia de transmissão, prevenindo outras infecções, possíveis complicações e diminuindo os impactos na qualidade de vida dessas pessoas nas relações pessoais, familiares e sociais”, explicou a secretária de saúde, Gisele Weber Sebold.

O Fórum iniciou com a palestra da enfermeira da vigilância epidemiológica de Ituporanga, Georgia Staudinger. Logo após outros temas importantes foram abordados pelos médicos, Drª Juliana Gaburro, médica da ESF central de Ituporanga, especialista em clínica médica e geriatria; Dr. Filipe de Barros Perini, médico infectologista; e da enfermeira do centro de testagem e aconselhamento da secretaria de saúde de Rio do Sul, Aparecida Honorata Militzer.

“Sabendo que o índice de casos com IST vem aumentando a cada ano, a secretaria de saúde investe na educação em saúde aos profissionais, informação a população, distribuição de preservativos e testes rápidos nas unidades de saúde dos bairros, garantia de acesso ao tratamento e campanhas”, disse Gisele.

 

Saiba mais sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST):

As IST são causadas por mais de 30 agentes etiológicos (vírus, bactérias, fungos e protozoários), sendo transmitidas, principalmente por contato sexual e por via sanguínea. A transmissão de uma IST ainda pode acontecer da mãe para a criança durante a gestação, no parto ou na amamentação. Essas infecções podem se apresentar sob a forma de síndromes: úlceras genitais, corrimento uretral, corrimento vaginal e (DIP), doença inflamatória pélvica. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2015)

 

 

 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail