Secretaria de Saúde de Ituporanga realizará ações de conscientização em combate ao tabagismo

Data: 03/06/2014
Secretaria/Setor: Secretaria de Saúde

No sábado, dia 31, foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. Em alusão a esta data, a Prefeitura de Ituporanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar atividades neste final de semana com o objetivo de chamar a atenção da população sobre os malefícios causados pelo fumo. A ação vai ocorrer na Praça Frei Gabriel, no Centro. “Nosso objetivo é conscientizar a população quanto aos males causados pelo tabaco, e principalmente expor os benefícios de parar de fumar e em conseqüência a melhora na qualidade de vida da pessoa e sua família”, explicou o Secretário de Saúde, Antônio Salésio Costa.

Serão entregues folders com informações acerca do tema e será realizada uma troca com os fumantes: eles entregam um cigarro e recebem uma fruta, como incentivo por um hábito saudável. “Vamos também divulgar o grupo Anti-Tabagismo do município, onde são realizados encontros com os fumantes, que recebem auxilio para pararem de fumar. Há uma troca de experiências, eles recebem dicas e informações nesta fase delicada, de como lidar com as mudanças e amenizar a dificuldade encontrada, e conforme a necessidade recebem medicação”, disse Antônio.

As estatísticas mostram que os fumantes comparados aos não fumantes, apresentam um risco:
- 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
- 5 vezes maior de infarto;