Secretaria de agricultura solicita apoio aos agricultores afetados pela chuva

Data: 19/11/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Secretaria de agricultura  solicita apoio aos agricultores afetados pela chuva

Com o objetivo de auxiliar os agricultores de Ituporanga que tiveram suas culturas afetadas de alguma forma pelo alto volume de chuva registrado em setembro e outubro, a prefeitura, por meio da secretaria municipal de agricultura, encaminhou nesta semana ofício para diversos órgãos e instituições, como: Ministério da Agricultura, Secretaria de Estado da Agricultura, Epagri e Banco do Brasil, e formalizou o pedido de renegociação e/ou prorrogação de parcelas de operações de crédito de investimento rural, e a concessão de crédito emergencial aos agricultores beneficiados pelo PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

De acordo com o secretário de agricultura de Ituporanga, Marcelo Clasen, o documento é uma maneira de cobrar ações rápidas a fim de recuperar as perdas resultantes na agricultura do município. “Logo após as chuvas no fim de outubro realizamos um levantamento dos estragos em diversas culturas. Foram mais de R$ 85 milhões de prejuízo, e isso requer uma iniciativa imediata e atenção especial do município. Foi o que fizemos. Agora vamos aguardar uma resposta positiva”, explicou.

Ituporanga foi uma das primeiras cidades a contabilizar os danos causados pelas chuvas. O município decretou situação de emergência no dia 21 de outubro e foi homologado pela Defesa Civil Estadual no dia 06 de novembro. Agora aguarda o reconhecimento da União.