Secretaria da Saúde presta mais de 107 mil atendimentos em 2013

Data: 11/12/2013
Secretaria/Setor:
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Apesar de admitir dificuldades em relação ao Pronto Socorro e Emergência do Hospital Bom Jesus, a Secretaria Municipal de Saúde de Ituporanga fez um balanço positivo do ano de 2013. “Até o dia 30 de novembro, 107.215 procedimentos haviam sido realizados. Tivemos um aumento considerável em relação ao ano de 2012, quando foram feitos 101.992 procedimentos”, disse o Secretário de Saúde, Diogo Poffo.

De acordo com os dados cadastrados pela Secretaria Municipal da Saúde no sistema CNES, houve aumento nas consultas médicas de Clínica Geral; Cardiologia; Ortopedia e Psiquiatria. Também aumentaram as cirurgias ambulatoriais; os exames de ECG-Eletrocardiograma; Colonoscopias e Endoscopia Digestiva Alta. Diminuíram as consultas médicas da Estratégia de Saúde da Família (ESF); Gineco e Obstetrícia; Pediatria e Oftalmologia. “Nestas últimas áreas tivemos uma leve queda devido a falta de profissionais disponíveis no mercado de trabalho”, explicou Poffo.

Diminuíram também as consultas em Urologia, procedimentos coletivos de Odontologia e visitas domiciliares do ACS. “Nos dois primeiros casos só vai existir atendimento se existir também demanda, isso é lógico. Já, com relação aos atendimentos domiciliares, como ainda temos alguns dias para o fechamento do ano, acredito que vamos superar estes números em relação ao ano passado”, comentou o secretário da Saúde.

Ainda avaliando os números dos anos de 2012 e 2013, Poffo faz uma referência especial aos atendimentos em Psiquiatria. “No ano passado sequer tínhamos esse tipo de procedimento disponível. Agora, a Secretaria de Saúde conta com profissional e a prova de que era preciso esse serviço é que 1.253 consultas foram realizadas no ano”, contou.

Além de contar com Psiquiatra, o Secretário destaca que foram contratados mais Psicólogos e houve o direcionamento exclusivo da Nutricionista para a área da saúde. “Antes, a profissional dividia sua jornada de trabalho com serviços relacionados à Secretaria da Educação”, ressaltou.

“Além disso, através da Secretaria de Saúde, agora temos a Dr. Margareth fazendo cerca de 200 ultrassons por mês. Anteriormente, esse procedimento acontecia somente no Hospital Bom Jesus (HBJ), o que gerava filas e espera de até três meses. O município assumiu mais esse compromisso e com isso diminuiu o tempo de espera para o exame”, lembrou o Secretário.

Para ampliar o atendimento à população, a Secretaria de Saúde do município criou o horário estendido na Unidade de Saúde do Centro. Além do horário normal de funcionamento, das 8h às 12h e das 13h às 16h, uma equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF), composta por um médico, técnico de enfermagem, dentista e auxiliar de dentista ficam de plantão das 17h às 21h. “São atendidas até 15 fichas pelo médico e cinco pelo dentista. Destas 15 fichas, oito são reservadas para os cidadãos que trabalham em horário comercial, cinco para quem chega na hora e duas para a emergência”, contou Poffo.

Outra ação visando ampliar o atendimento aos munícipes refere-se a entrega de medicamentos na casa de pessoas com mais de 60 anos ou acamadas. “O serviços estão funcionando bem com a entrega de remédios para a diabetes e hipertensão. Estamos ampliando esse trabalho e entregando também medicamentos para o controle do colesterol. Outra atitude que tomamos foi a de aumentar a variedade dos medicamentos oferecidos na Farmácia Básica”, revelou.

Contando com o apoio da Secretaria da Educação, a Secretaria da Saúde implantou o PSE nas escolas do município. O programa está funcionando nas escolas e creches, sendo que de acordo com as faixas etárias são abordados assuntos referentes a higiene corporal, alimentação saudável e prevenção às drogas, álcool e tabaco.

A Secretaria de Saúde também renovou parte da frota com a compra de dois veículos Ford/Fiesta que servem para o transporte de pacientes em consultas fora do domicílio. De acordo com Diogo, uma ambulância que estava parada e em desuso também foi recuperada. “Agora são duas ambulâncias à disposição dos munícipes”, destacou.

Durante o ano a equipe da Secretaria da Saúde organizou mutirões com a realização de exames de colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma, preventivos e cirurgias de bucomaxilo. “Para fazer Colonoscopia a fila era de mais de dois anos e foi reduzida para três meses; para endoscopia a fila era de mais de um ano e foi reduzida a zero; eletrocardiogramas a fila era de quatro meses e hoje não existe mais; cirurgias de bucomaxilo eram encaminhadas para Rio do Sul e agora são feitas em Ituporanga; além de não existirem mais exames preventivos na fila de espera”, listou Poffo.

Várias ações de orientação, através da distribuição de folders e palestras, também foram realizadas pelos Agentes de Saúde do município. Além das orientações, foi verificada a pressão arterial; feitos testes de diabetes (HGT) e exames PSA.

Hospital Bom Jesus

 “O HBJ tem sido a nossa grande dor de cabeça. Aumentamos o repasse de R$ 40 mil para R$ 80 mil por mês e nem assim conseguimos resolver o problema. Articulamos, com o apoio da direção do HBJ, do Ministério Público e da SDR Ituporanga e representantes dos municípios vizinhos várias reuniões para encontrar uma solução. Conseguimos resolver o problema do sobreaviso médico e acabamos de contratar um anestesista para reabrir a maternidade. Mas já é bom adiantar que de 26 de dezembro a 7 de janeiro a maternidade fechará novamente, pois o profissional já havia assumido outros compromissos nesse período”, comentou Poffo.

Confira a tabela comparativa de procedimentos em 2012 e 2013:

 PROCEDIMENTOS                                     ANO 2012                 ANO 2013

Consulta médica da ESF                                  29.652                      29.354

Cosulta médica em Clínica Geral                   1.677                         4.246

Consulta médica em Gineco/Obstetrícia           2.030                       2.831

Consulta média em Pediatria                            4.104                          3.498

Consulta médica em Cardiologia                      1.610                           1.860

Consulta em Cirurgia Geral                               508                              640

Consulta médica em Ortopedia                         1.666                          2.100

Consulta médica em Oftalmologia                     223                              209

Consulta médica em Psiquiatria                           -                               1.253

Consulta médica em Urologia                            221                               215

Procedimentos coletivos em Odontologia       3.209                        3.112

ECG - Eletrocardiogramas                                 848                               951

Pequenas cirurgias ambulatoriais                    280                             545

Colonoscopia                                                      49                                   65

Endocospia Digestiva Alta                                 185                                  301

Ultrassonografias diversas                                 289                                1.181

Visitas domiciliares do ACS                               55.441                            54.854

 TOTAL:                                                                    101.992                                107.215



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail