Rede de armadilhas da dengue

Data: 06/11/2019
Secretaria/Setor: Secretaria de Saúde
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

A rede de Armadilhas é um monitoramento realizado para detectar a presença do mosquito Aedes Aegypti. Essas armadilhas são feitas com pneus de motocicletas, que são colocados em vários pontos da cidade.

Existem 80 armadilhas instaladas em locais que servem como porta de entrada do vetor adulto. Nessas armadilhas é colocada a água e realizada vistoria semanalmente para coleta de larvas ali existentes. Essas larvas são encaminhadas para o laboratório onde é realizada analise para detectar o tipo de mosquito.

No entanto, estamos enfrentando problemas relacionados às armadilhas, muitas estão sendo retiradas do local, em outras estão jogando barro, papel, plástico e até mesmo urina e cerveja. Dessa forma não tem como realizar a coleta das larvas que detecta o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre Amarela.

“O pedido é para que a população ajude a fiscalizar. A armadilha é o meio que temos para detectar a presença do mosquito e para evitar uma possível epidemia na cidade. Não queremos que ninguém fique doente, mas para isso precisamos da colaboração de todos”, disse a Agente de endemias Marisol Batisti Stuepp.

Vários focos de dengue foram detectados no município, totalizando 11 focos. No verão a incidência de focos aumenta, por isso é preciso tomar cuidado e evitar deixar recipientes como potes, baldes, latas, plásticos, pneus que acumulam água a céu aberto. Qualquer água parada que o mosquito encontra vira um criadouro para depositar seus ovos.

 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2019
Horário de Atendimento: 8h às 12h e 14h às 17h.
Webmail