Profissionais cubanos chegam em Ituporanga pelo Programa Mais Médicos

Data: 30/06/2017
Secretaria/Setor: Secretaria de Saúde
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

Profissionais cubanos chegam em Ituporanga pelo Programa Mais Médicos

Ituporanga foi um dos 35 municípios catarinense a receber médicos cubanos pelo Programa Mais Médicos. Os profissionais vão substituir outros médicos cooperados que já cumpriram o contrato de três anos de trabalho. Um dos profissionais, José Orlando irá trabalhar na unidade de saúde do bairro Santo Antônio e a médica Dyailin ficará na unidade de saúde do Centro.

O secretário de Saúde de Ituporanga, José Carlos Farias, comenta que a vinda dos dois médicos deve completar o quadro de atendimentos nas unidades. “Nosso município tinha três médicos cubanos que tiveram seus contratos vencidos. Uma dessas vagas já havíamos preenchido com um profissional do Programa Mais Médicos e agora com os dois novos conseguiremos dar sequência nos atendimentos”, disse o secretário.

Os médicos agora passam pelo período de adaptação, conhecendo as unidades de saúde e alojamento na cidade. A previsão é que eles comecem a trabalhar na semana que vem, a partir da terça-feira.

Criado em 2013, o programa do Governo Federal tem o intuito de promover a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), levando médicos para atender em locais onde há a escassez ou a ausência destes profissionais. Santa Catarina possui 218 municípios cadastrados no programa, com 579 vagas, 508 delas preenchidas. Destas 508, 259 são ocupadas por profissionais cubanos.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail