Prefeitura de Ituporanga realizará Conferência Municipal de Saúde

Data: 29/06/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Saúde
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Prefeitura de Ituporanga realizará Conferência Municipal de Saúde

O objetivo é reunir a população para discutir, avaliar, e sugerir propostas de melhorias para o setor

A 6ª Conferência Municipal de Saúde de Ituporanga  será realizada nesta sexta-feira (03) das 8h às 17h, para debater sobre o tema “Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. Dez eixos temáticos devem nortear as discussões, e deles sairão definidas as propostas que serão apresentadas durante a Conferência Estadual e Nacional.

O evento ocorrerá no salão comunitário do bairro Vila Nova e deve reunir representantes da comunidade, governo, profissionais de saúde, prestadores de serviço e usuários, que vão debater assuntos como: financiamento da saúde, deveres da União, Estado e Município, atualização das tabelas de procedimentos SUS, integralidade dos serviços, qualidade no atendimento, acolhimento, entre outros, e decidir as prioridades nas políticas públicas para os próximos anos.

Antes da Conferência Municipal foram realizados encontros nos bairros e localidades rurais do município onde a Estratégia de Saúde da Família encontra-se estruturada e possui Conselho Local de Saúde em atividade. Em cada reunião, eram apresentadas sugestões e eleitos 10 delegados, os quais terão a responsabilidade de defender as propostas sugeridas pelo bairro ou localidade na Conferência Municipal.

Após a Conferência Municipal, as decisões serão documentadas e levadas para a Conferência Estadual de Saúde, onde Ituporanga será representada por oito pessoas: dois profissionais de saúde, um indicado pelo poder executivo, um prestador de serviço e quatro pessoas da sociedade civil.

“A participação da população é indispensável, pois além de sugerir, opinar sobre a saúde do nosso município, ela tem a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho desenvolvido e entender algumas das dificuldades enfrentadas no setor. Queremos uma saúde cada vez melhor para os ituporanguenses e precisamos saber quais os erros e as propostas para corrigi-los”, explicou o Secretário de Saúde, Claudinei Eyng.

 

Confira os 10 eixos temáticos que serão abordados na Conferência:

1. Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade;

2. Participação da comunidade, recursos humanos, valorização do trabalho;

3. Educação, informação e comunicação em saúde no SUS;

4. Ciência, tecnologia e inovação no SUS;

5. Financiamento do SUS e a relação público-privado;

6. Gestão do SUS;

7. Modelos de atenção e organização dos serviços de saúde;

8. Estruturação da rede municipal de atenção à saúde;

9. Meio ambiente, mobilidade urbana e estrutura social;

10. Emprego e renda.

            



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail