Prefeitura de Ituporanga organiza criação de cooperativa de catadores

Data: 11/06/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Prefeitura de Ituporanga organiza criação de cooperativa de catadores

Mais renda, melhores condições de trabalho e combate à informalidade. Estes são alguns dos objetivos da administração municipal com o incentivo para a criação de uma cooperativa de catadores e recicladores da microrregião da cebola. Nesta quinta-feira (11), às 19hs, haverá chamada pública para os interessados que atualmente trabalham de forma autônoma e inadequada. A prefeitura dará todo o apoio jurídico para a inicialização (formação) da cooperativa, visando formalizar a atividade e adequar-se a legislação.

De acordo com a diretora do departamento de meio ambiente, Sirleia Lopes Sebold, tanto os trabalhadores, comunidade e o município serão beneficiados com a criação da cooperativa. “Atualmente 14 famílias  ituporanguenses (cerca de 30 pessoas indiretamente envolvidas) trabalham na reciclagem de forma independente e geralmente informal. A cooperativa servirá para garantir renda digna para as famílias, e um trabalho dentro da legalidade, isto é inclusão social. Já o município terá uma economia considerável, com a diminuição dos resíduos a serem encaminhados para o aterro sanitário”, explicou.