Prefeitura de Ituporanga implanta novo sistema de gestão

Data: 23/10/2014
Secretaria/Setor: Secretaria de Administração
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Prefeitura de Ituporanga implanta novo sistema de gestão

A Prefeitura de Ituporanga está modernizando o atendimento ao cidadão e as atividades em diversos setores internos com a implantação de um novo sistema de gestão pública – o Atende.Net. O antigo software, que funcionava em desktop, ou seja, precisava ser armazenado em servidores internos da prefeitura, será substituído por um programa com hospedagem em nuvem. A tecnologia é desenvolvida pela empresa IPM, de Rio do Sul (SC).

Para o cidadão, a diferença será visível no acesso facilitado aos serviços pelo site da prefeitura – www.ituporanga.sc.gov.br, sem precisar se deslocar até o setor responsável. Uma série de serviços que antes exigiam o deslocamento até o órgão público poderão ser feitos pela internet, como: certidões negativas, emissão de ITBI, entre outros, resultando em economia de tempo e praticidade. O Portal da Transparência também ganhará novas funcionalidades, pois estará interligado em tempo real com o sistema de gestão interna, o que facilita a fiscalização de obras, projetos e atividades pelo munícipe.

A migração do sistema já teve início e cerca de 40 servidores da Prefeitura passaram por treinamento e participaram de um encontro para apresentação da nova ferramenta. Na reunião, técnicos da empresa IPM, explicaram em detalhes para os futuros usuários, os benefícios do programa em nuvem, que pode ser acessado pela internet de qualquer lugar, por tablets e celulares. “Mais moderno, o software resulta em economia para a prefeitura, que não precisará mais investir em computadores físicos para armazenamento de dados, uma vez que a hospedagem é feita no datacenter da IPM”, explicou o Contador da Prefeitura e Coordenador do Projeto de Implantação, Claudinei Eyng.

Segundo o responsável pelo setor de Tecnologia e Informação (TI) da prefeitura, Carlos Augusto Meurer, diante das limitações de recursos do município para obter infraestrutura de TI (novos servidores, computadores, cabeamento, softwares complementares), assim como em qualquer órgão, a plataforma em nuvem é uma opção viável. “O programa possibilita maior segurança, disponibilidade e uma menor necessidade de gasto e manutenção de equipamentos de informática da prefeitura”, ressalta. 

Diferente de outros sistemas, o Atende.Net não necessita ser instalado em um computador para funcionar. Basta um navegador de internet para acessá-lo. Deste modo, atualizações de versões, de segurança, melhorias e ajustes funcionais são realizados diretamente pela IPM, sem precisar estar fisicamente na prefeitura para manutenção. O sistema vai integrar todos os setores da prefeitura.

“Essa iniciativa é uma maneira de dar mais transparência e otimizar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão ituporanguense. Teremos um controle mais eficaz  e seguro, e nossos colaboradores terão uma ferramenta moderna e mais prática para desenvolver seu trabalho”, disse o Prefeito Arno Zimmermann. O sistema de gestão Atende.Net será implantado na Prefeitura de Ituporanga até o mês de outubro.







(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail