Prefeitura de Ituporanga adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Data: 07/03/2013

Foi realizado na quarta-feira (06), o evento de lançamento do programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”, desenvolvido em parceria com os municípios.O encontro aconteceu no auditório da Escola de Educação Básica Aleixo Dellagiustina e marcou o compromisso firmado entre Ituporanga e o governo federal, que prevê que todas as crianças brasileiras sejam plenamente alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental, quando em geral estão com oito anos de idade. O pacto envolve metas e ações para melhorar a alfabetização das crianças e ainda trabalha com a capacitação dos professores.

A Secretária de Educação e Cultura, Solange Aparecida Goedert Petry, explica que todos os professores que atuam nas turmas do 1º ao 3º ano serão capacitados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“Aproximadamente 25 professores da Rede Municipal devem participar do curso de capacitação, que será realizado ao longo dos anos de 2013 e 2014, totalizando 240 horas. O projeto atenderá 445 crianças da Rede Municipal de Ensino de Ituporanga”, acrescentou Solange.

Para o prefeito Arno Zimmermann, assumir esse compromisso com a alfabetização das crianças na idade certa, representa uma resposta do poder público aos desafios da educação e a necessidade de avançarmos sempre mais na formação do cidadão.

“Não medirei esforços para defender um futuro melhor para o nosso povo, e principalmente apoiar programas como este, que dá incentivo aos professores e traz garantia de um melhor aprendizado para nossas crianças”, disse o prefeito.