Prefeitura de Ituporanga adere à campanha nacional “Faça Bonito”

Data: 18/05/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Assistência Social
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Prefeitura de Ituporanga adere à campanha nacional “Faça Bonito”

Objetivo é alertar a sociedade sobre a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes

 

Nessa segunda-feira, dia 18 de maio, o Brasil se mobiliza para o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Esta é a 15ª edição da campanha intitulada “Faça Bonito” que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento do problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

A Prefeitura de Ituporanga aderiu à mobilização nacional e realiza nesta segunda-feira (18), atividades durante todo o dia com o objetivo de estimular a população a refletir sobre a violência, formas de prevenção, identificação e denúncias.

 Serão distribuídos panfletos em pontos estratégicos da cidade, outdoors relacionados ao tema também estarão expostos, e os agentes de saúde do município entregarão um imã de geladeira em suas visitas às famílias, visando difundir a campanha e informar telefones para denúncia contra a exploração sexual. As lojas do comércio na área central da cidade também participam. Nas vitrines os manequins vestem uma tarja preta nos olhos simbolizando a data.

A iniciativa tem a participação do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde e terá a participação das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFV.

“Violência sexual é um tema delicado e que normalmente acontece de forma velada. Quanto mais a causa for divulgada, maior será a força de mobilização. Se ninguém falar do assunto, ninguém fica sabendo. Ituporanga está fazendo sua parte”, disse a Coordenadora do CRAS, Gabriela Beling de Carvalho.

Por quê 18 de Maio? 

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Na ocasião, a menina Araceli, de 8 anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, que nunca foram punidos. Desde 2000, as ações que marcam este dia visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail