Prefeito de Ituporanga prestigia posse de vereadores mirins

Data: 21/03/2016
Secretaria/Setor: Secretaria de Administração
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Estéla Becker

Prefeito de Ituporanga prestigia posse de vereadores mirins

O prefeito de Ituporanga, Arno Zimmermann, prestigiou a diplomação e posse dos vereadores mirins para legislatura 2016 que aconteceu nesta segunda-feira, dia 21, na Câmara de Vereadores. O programa, instituído por Lei Municipal, visa promover a interação entre os poderes do legislativo e executivo e as escolas do ensino fundamental. O principal objetivo é fomentar a compreensão sobre o papel e as atribuições dos vereadores.

O processo desta legislatura iniciou em 2015, quando 68 alunos se candidataram a uma cadeira no legislativo e 48 concorreram. Onze estudantes do 5º ao 9º ano foram eleitos e são os representantes das escolas de Ituporanga. Três instituições municipais participam do programa: Centro Educacional Pedro Julio Muller, Centro Educacional Curt Hamm e Centro Educacional Bernardina Farias de Mattos. “Acho muito bom, as crianças e os adolescentes precisam de representantes”, comentou Eunice Back, mãe da vereadora mirim Tatiana Back.

Durante a sessão foi eleita a chapa que vai compor a mesa diretora. Com a maioria dos votos, Eduarda Gabriela Kreusch, Sabrina Laisa Mees, Eduarda da Silva e Amanda Regina Rosa vão comandar os trabalhos durante a vigência do programa. Participam ainda os alunos Tatiana Back, Douglas Backs, Caio Rodrigues dos Reis, Camila Farias, Mikaela da Silva, e Camilly Ludvig. Caio Eduardo Bittecourt, também eleito, representou os colegas na tribuna. “Como vereadores mirins queremos participar das sessões podendo assim conhecer melhor o funcionamento da Câmara. Ainda não temos idade para votar, mas podemos participar das discussões de interesse da sociedade através do programa”, enfatizou o estudante.

No discurso, o prefeito Arno Zimmermann enfatizou o novo olhar dos participantes em relação à gestão pública. “O projeto vai ensinar desde a adolescência, a cidadania. A cidadania quer dizer que o cidadão brasileiro, cidadão ituporanguense, tem direitos e deveres. E é na Câmara de Vereadores que se faz o embate de ideias, de discussões políticas, se pensa no município para o bem do povo. Que vocês, vereadores mirins, possam aproveitar esse ano, ano eleitoral, para obter conhecimento e aprender como funciona uma casa onde tudo aquilo que o poder público pode fazer precisa ser embasado na legislação”, pontuo o prefeito na cerimônia.

O programa foi implantado em Ituporanga em 2014 e está no segundo mandato.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail