População é ouvida na Conferência Municipal de Saúde de Ituporanga

Data: 03/07/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Saúde
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

População é ouvida na Conferência Municipal de Saúde de Ituporanga

Propostas de melhorias para o setor foram discutidas e aprovadas e serão levadas para Conferência Estadual e Nacional

 

Aproximadamente 160 pessoas participaram da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Ituporanga realizada nesta sexta-feira (03) para debater sobre o tema “Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. O evento realizado no salão comunitário do bairro Vila Nova reuniu representantes da comunidade, governo, profissionais de saúde, prestadores de serviço e usuários, que debateram assuntos como: financiamento da saúde, deveres da União, Estado e Município, atualização das tabelas de procedimentos SUS, integralidade dos serviços, qualidade no atendimento, acolhimento, entre outros, que elencaram as prioridades nas políticas públicas de saúde para os próximos anos.

Os participantes se dividiram em cinco grandes grupos para avaliar e definir dentro dos dez eixos temáticos da Conferência as propostas que serão apresentadas durante a Conferência Estadual. O evento iniciou às 8h e seguiu até o fim da tarde.

Oito encontros nos bairros e localidades rurais do município onde a Estratégia de Saúde da Família encontra-se estruturada e possui Conselho Local de Saúde em atividade, antecederam a Conferência Municipal. Neles eram apresentadas sugestões e eleitos delegados para defenderem as propostas sugeridas na Conferência Municipal.

“Agora as decisões e propostas sugeridas nesse encontro serão documentadas e levadas para a Conferência Estadual de Saúde, onde Ituporanga será representada por oito pessoas: dois profissionais de saúde, um indicado pelo poder executivo, um prestador de serviço e quatro pessoas da sociedade civil”, explicou a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Daiana Pezenti.

O secretário municipal de Saúde, Claudinei Eyng, afirmou estar satisfeito com o resultado da Conferência. “A população teve oportunidade de acompanhar de perto o trabalho desenvolvido e entender algumas das dificuldades enfrentadas no setor e, além disso, pôde de maneira democrática sugerir, opinar e contribuiu para melhorar os serviços de saúde prestados no município. Construímos um documento rico em propostas que com certeza vão refletir numa saúde cada vez melhor para os ituporanguenses”, afirmou o Secretário de Saúde, Claudinei Eyng.

 

Confira os 10 eixos temáticos que foram abordados na Conferência:

1. Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade;

2. Participação da comunidade, recursos humanos, valorização do trabalho;

3. Educação, informação e comunicação em saúde no SUS;

4. Ciência, tecnologia e inovação no SUS;

5. Financiamento do SUS e a relação público-privado;

6. Gestão do SUS;

7. Modelos de atenção e organização dos serviços de saúde;

8. Estruturação da rede municipal de atenção à saúde;

9. Meio ambiente, mobilidade urbana e estrutura social;

10. Emprego e renda.

            



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail