Plano de Contingência de Ituporanga é apresentado em Audiência Pública

Data: 18/09/2015
Secretaria/Setor: Defesa Civil
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Plano de Contingência de Ituporanga é apresentado em Audiência Pública

Cerca de 120 pessoas participaram nesta quinta-feira, dia 17, da Audiência Pública promovida pela prefeitura de Ituporanga, por meio da coordenadoria municipal de proteção e defesa civil, para apresentação do Plano Municipal de Contingência para inundação ou enchente e deslizamento (PLAMCON) de Ituporanga. Membros de famílias residentes em áreas atingidas na última cheia e das áreas de risco, imprensa, representantes de entidades e empresas do município, puderam conhecer detalhadamente as ações de prevenção e procedimentos que devem ser adotados caso um desastre natural assolar a cidade.

O PLAMCON começou a ser elaborado pela coordenadoria de proteção e defesa civil do município desde 2014 a partir da análise das avaliações e mapeamentos de risco efetuados, e dos cenários de risco identificados como prováveis e relevantes caracterizados como hipóteses de desastres. 

De acordo com o coordenador municipal da defesa civil, Moacir Cordeiro, o documento é extremamente importante para prevenção e para responder de maneira eficiente quando o município se deparar com uma situação de emergência. “O Plano estabelece os procedimentos a serem adotados pela comunidade e pelos órgãos envolvidos quando uma enchente ou deslizamento acontecerem. Dessa forma já se teremos planejado o que fazer, quem fazer e quando fazer”, explicou.

“Nosso município tem registrado em sua história o sofrimento com as cheias. As enchentes enfrentadas pela população ituporanguense trouxeram desespero, destruição e prejuízos à cidade, mas também revelaram a força e a capacidade de superação deste povo. O poder público por sua vez, deve agir de maneira preventiva, estar preparado e definir responsabilidades para agir de maneira eficiente quando se confrontar com uma situação de emergência adversa. Um Plano Municipal de Contingência passa a ser algo necessário, indispensável para garantir a proteção das famílias”, disse o prefeito Arno Zimmermann.

“Ituporanga possui 07 (sete) áreas de risco já mapeadas, mas nunca teve um Plano Municipal de Contingência. Agora terá um dos Planos mais completos de todo o Alto Vale. Este documento contém valiosas informações e orientações, fruto de um trabalho detalhado e responsável que vão subsidiar nas respostas eficazes aos casos de desastres relacionados a inundações e deslizamentos”, concluiu Cordeiro.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail