PESAPI inicia atividades ligadas à preservação ambiental nas escolas de Ituporanga

Data: 24/04/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

PESAPI inicia atividades ligadas à preservação ambiental nas escolas de Ituporanga

A Prefeitura de Ituporanga, por meio do Departamento de Meio Ambiente, deu início nesta quarta-feira (22) a etapa 2015 de atividades que serão realizadas nas unidades de ensino de Ituporanga no decorrer do ano através do Programa de Educação Sócio Ambiental Participativa – o PESAPI. Uma série de ações estratégicas serão promovidas nas escolas da Rede Municipal e Estadual com o objetivo de alertar crianças e adolescentes para a preservação ambiental. A primeira etapa foi realizada no ano passado.

A primeira unidade de ensino visitada neste ano foi o Centro Educacional Infantil Luciane Haverroth. De acordo com a diretora do Departamento do Meio Ambiente, Sirleia Cristina Lopes Sebold, o projeto inclui visitas de orientação nas turmas do pré-escolar e do Ensino Fundamental. “Faremos um acompanhamento em todas as escolas do município, pelo menos duas vezes por semana, promovendo palestras de esclarecimento e trabalhos lúdicos especiais para cada faixa-etária. Assuntos como alimentação, agrotóxicos, reciclagem, manejo de solo, água e racionamento serão discutidos e trabalhados por meio de diferentes plataformas com os alunos”, disse.

O projeto será aplicado com metodologias específicas e temas individuais nas instituições de ensino, escolhidos conforme as características físicas e socioambientais de cada localidade. “Nas comunidades do interior daremos atenção especial a temas como: caça ilegal, queimadas, preservação de nascentes e agrotóxicos. Outras, onde estão presentes determinadas problemáticas sociais, por exemplo, falaremos sobre cidadania, entre outros temas adaptados às realidades locais, além de trabalhos paralelos ao nosso tema principal, que é a preservação ambiental”, destacou a Diretora.

Os alunos envolvidos irão trabalhar os temas abordados nos encontros, e apresentar o que foi feito no encerramento das atividades de 2015, em outubro. O intuito é aprofundar e avaliar as próprias perspectivas dos mesmos em relação aos temas.

O Prefeito Arno Zimmermann afirmou que a união entre as escolas e o PESAPI contribuirá para aceleração do processo de conscientização iniciado pelo programa em 2013 e auxiliará inclusive na execução de várias outras ações do Departamento de Meio Ambiente que estarão sendo desenvolvidas ao longo do ano.  

“O apoio das escolas junto ao PESAPI é um reforço para propagar o lema de conscientização ambiental e serve também como apoio para fortalecer outras ações, como as campanhas ligadas à Logística Reversa, Coleta Seletiva, Reciclagem, entre outras”, ressaltou o Prefeito.

 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail