Parque Ingo Altemburg deve reabrir as portas no início de 2015

Data: 25/11/2014
Secretaria/Setor: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Parque Ingo Altemburg deve reabrir as portas no início de 2015

Prefeitura de Ituporanga pretende assumir administração do local em parceria com órgãos ambientais

Com o sinal verde da FUCAS para que o Município possa administrar o Parque Ingo Altenburg, o Prefeito Arno Zimmermann convocou uma reunião no final da tarde desta segunda-feira (24), afim de agilizar o processo para que a partir de fevereiro de 2015 este símbolo de preservação ambiental urbano seja reaberto à população.

O encontro foi realizado no gabinete do Prefeito e reuniu representantes da FATMA, Polícia Militar Ambiental, Associação Mãe D’Água, além da Procuradoria Geral e Departamento de Meio Ambiente do Município. Na reunião, os órgãos decidiram estipular, até o final desta semana, uma proposta de cooperação técnica entre todos, a fim de levar ao Presidente da FUCAS, reforçando o interesse da comunidade local em manter o parque aberto, e assim voltar a receber os milhares de visitantes, como aconteceu até o ano passado.

A FATMA encarregou-se de auxiliar a administração do Parque a formular um requerimento de categorização do imóvel como “unidade de conservação” e a Polícia Militar Ambiental propôs-se a instalar naquele local um centro de educação ambiental, restando a Prefeitura e à EPAGRI, que não se fez presente na reunião, mas é possivelmente futura parceira, a administração, manutenção e conservação das trilhas.

Uma das casas do Parque será destinada à FATMA e Polícia Militar Ambiental, e a outra sediará órgãos importantes para o Município, como o Departamento de Meio Ambiente e possivelmente o Conselho Municipal Anti Drogas – COMAD.  

Já a Mãe D’Água continuará seu trabalho de fornecimento de mudas para ações ambientais no Município, especialmente para o projeto que será desenvolvido pela Polícia Ambiental.

 “Antes mesmo de formalizado o termo de cessão do Parque com a FUCAS, já começamos a reunir os interessados em manter o parque aberto. Sabemos da responsabilidade e principalmente das despesas de manutenção, mas acredito que nesta reunião de esforços, até fevereiro de 2015 veremos nosso parque com as portas abertas à população novamente”, finalizou o Prefeito.

 

O PARQUE – SAIBA MAIS

O Parque Ecológico Ingo Altenburg, foi inaugurado em abril de 2009 e conta com uma área 3,3 hectares de Mata Atlântica preservada bem no centro da cidade, com trilhas, academia ao ar livre, parque infantil, salas administrativa, salas de aula, viveiros para animais e um ginásio que falta ser concluso. Em 2012, recebeu o prêmio Instituto Guga Kuerten (IGK) de Responsabilidade Social. O local chegou a receber mais de 2 mil e 500 visitas mensais. 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail