Parque Ecológico Ingo Altenburg reabrirá as portas

Data: 21/05/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Parque Ecológico Ingo Altenburg reabrirá as portas

Prefeitura de Ituporanga assumirá a administração do local e manterá aberto para visitação

O Parque Ecológico Ingo Altenburg de Ituporanga será reaberto à população nesta sexta-feira, dia 22, depois de pouco mais de um ano de portas fechadas. O símbolo de preservação ambiental urbano inaugurado em 2009 era mantido pela Fundação Casan (FUCAS) até o encerramento das atividades, em abril de 2014. Agora a gestão será de responsabilidade da prefeitura através de um convênio em regime de comodato por 20 anos. A solenidade de reabertura será realizada às 10h e contará com a presença da comunidade e autoridades locais.

De acordo com a diretora municipal de meio ambiente, Sirleia Lopes Sebold, o local está pronto para voltar a receber visitantes. “Fizemos diversas melhorias. As trilhas de madeira foram reformadas, trabalhamos na limpeza geral e adequações para manter o Parque limpo e belo para que novamente a população possa desfrutar”, disse.

De segunda à sexta-feira o horário de atendimento será das 8h às 17h. Aos finais de semana funcionará das 14h às 17h. O espaço atual vai abrigar também o departamento de meio ambiente do município, onde as pessoas e empresas poderão solicitar licenciamentos ambientais e demais atividades que dependem do setor.  O cidadão não precisará mais se deslocar para Rio do Sul no escritório da Fundação do Meio Ambiente - FATMA. Uma equipe estará à disposição para fazer o encaminhamento e análise dos processos.

A estrutura que já chegou a receber 2 mil 500 visitas mensais conta com uma área 3,3 hectares de Mata Atlântica preservada, com trilhas, torres de observação, academia ao ar livre, parque infantil, salas administrativas, salas de aula, viveiros para animais e um ginásio que falta ser concluso.

“Desde o momento em que o Parque encerrou as atividades nós juntamente com os deputados Peninha e Aldo, com apoio do Ministério Público, compramos a briga para que os ituporanguenses e o Alto Vale tivessem novamente esse espaço, raro em nosso estado, novamente recebendo visitantes e elevando o nome de Ituporanga. A reunião de esforços deu certo. Inicialmente vamos reabrir com apoio da Mãed’água e Grupo de Escoteiros Itu-açu, e esperamos futuramente o apoio de demais entidades”, disse o prefeito Arno Zimmermann.

 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail