Obras para implantação do Saneamento Básico em Ituporanga iniciam em fevereiro

Data: 02/02/2016
Secretaria/Setor: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Obras para implantação do Saneamento Básico em Ituporanga iniciam em fevereiro

A Prefeitura de Ituporanga reuniu na segunda-feira, dia primeiro de fevereiro, os moradores dos bairros Santo Antônio e Jardim América, contemplados com a implantação do Saneamento Básico, com objetivo de sanar dúvidas.  As obras, que preveem investimento de R$ 9,4 milhões, iniciam ainda em fevereiro. A rede começará a ser implantada nas ruas José Pereira da Silva, Alípio Schapo e Dom Joaquim de Oliveira.

Para diminuir os transtornos, Casan e Cosatel, responsável pela implantação da rede, também contribuíram com informações relacionadas às obras. Os 70 moradores foram informados que todos os beneficiados serão comunicados com 48 horas de antecedência sobre o trabalho no acesso onde ele reside.

Os gastos dos moradores foi outro ponto esclarecido. “Ao contrário de outros municípios, em Ituporanga, os munícipes não vão pagar a obra. O único custo será a tarifa do Sanemaneto Básico assim como acontece com a água que cada um utiliza em suas casas”, esclarece o prefeito, Arno Zimmermann.

Complexidade da obra

A diretora de Meio Ambiente, Sirléia Sebold, explica que a complexidade da obra vai depender da instalação da tubulação de água. “Determinadas ruas a tubulação de esgoto passará numa margem da rua. Em outras vias haverá necessidade de abrir nos dois locais. Algumas obras serão nas calçadas e outras nas ruas”, destaca a diretora.  De acordo com Siléia, em caso de danos na calçada, a empresa contratada e a Casan serão responsáveis pelos reparos.

Ligações domiciliares

A rede de coleta e tratamento beneficiará mais de oito mil habitantes da cidade com 882 ligações domiciliares. Ao final da obra, 48% do município estará coberto com coleta e tratamento de esgoto. O projeto prevê também uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com vazão de 20 litros por segundo e um valor de R$ 5,2 milhões.

A construtora Cosatel, tem o prazo de 18 meses para implantar 17.694 metros de rede coletora e erguer uma estação elevatória. O projeto faz parte do Programa de Saneamento de Cidades de Médio Porte de Santa Catarina, com recursos assegurados no contrato de financiamento firmado com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail