Mutirão de preventivos atende centenas de mulheres em Ituporanga

Data: 06/04/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Saúde
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Mutirão de preventivos atende centenas de mulheres em Ituporanga

Cerca de 180 mulheres participaram do mutirão de exames preventivos do colo de útero promovido na quarta-feira (01) pela Prefeitura de Ituporanga por meio da Secretaria de Saúde em todas as Unidades de Saúde do Município. Além disso, foram realizados também exames de mama e dadas orientações gerais sobre a saúde da mulher. Para que todas as ituporanguenses tivessem oportunidade de realizar o procedimento, o horário de atendimento foi estendido até às 20h.

De acordo com a Coordenadora da Saúde da Família, Maiara Kletenberg, o objetivo é continuar realizando ações de prevenção. “Consideramos que temos uma boa cobertura da população alvo, pois em alguns momentos ultrapassamos os 80% de cobertura que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde, mas isso não nos permite cessar as orientações e os estímulos a prevenção”, explicou.

“O nosso foco é a prevenção, já que este tipo de exame detecta precocemente alterações nas células do colo uterino, podendo assim fazer o tratamento desde o início”, disse o Secretário de Saúde, Claudinei Eyng.

O câncer de colo de útero é uma doença de evolução lenta, que em fase inicial não apresenta sintomas. É também o único tipo de tumor 100% capaz de ter a prevenção como cura.  Por isso, é fundamental que todas as mulheres façam o exame preventivo pelo menos uma vez por ano.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail