Mutirão de limpeza do Rio Itajaí do Sul mobiliza Ituporanga

Data: 11/05/2015
Secretaria/Setor: Defesa Civil
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Mutirão de limpeza do Rio Itajaí do Sul mobiliza Ituporanga

Cerca de 800 quilos de lixo e 20 metros cúbicos de madeira foram retirados do Rio Itajaí do Sul em Ituporanga, no trecho compreendido entre as pontes Vitório Sens (próximo à agência do Banco Bradesco) e Ponte de acesso à Atalanta (próximo a Madereira F.Miguel), no grande mutirão de limpeza realizado no último sábado, dia 8.

Aproximadamente 100 voluntários de diversas entidades participaram da iniciativa que faz parte da 3ª edição da Campanha “O Rio Itajaí Pede Nossa Ajuda”, desenvolvida pelo Consórcio Empresarial Salto Pilão e com apoio da Prefeitura de Ituporanga por meio da Coordenadoria de Defesa Civil e Departamento de Meio Ambiente, e que desde 2013 promove ações de sensibilização e limpeza dos rios da região.

 A atividade iniciou às 7h30min com um café da manhã servido aos participantes e distribuição de camisetas e material necessário para a coleta. Enquanto parte dos voluntários trabalhava recolhendo o lixo nas margens do rio, outra seguia com uma balsa pelo leito do Itajaí do Sul.  Por terra, ainda, integrantes do Grupo de Escoteiros Itu Açu, e protetores ambientais mirins da Polícia Militar fizeram uma "blitz educativa" no centro, com distribuição de material informativo.

Em sua 3ª edição o mutirão se tornou um dos principais eventos de mobilização social no município de Ituporanga e de acordo com o Prefeito Arno Zimmermann, neste ano recolheu menos lixo do que nas edições anteriores. Um fator positivo. “A redução mostra que os apelos e ações realizadas estão dando certo. O nosso Rio Itajaí do Sul é importantíssimo para o Município no que se refere ao abastecimento de água à população e aos diversos usos. Agradecemos e parabenizamos os voluntários que abraçaram esta causa conosco. Poder público e comunidade fazendo sua parte”, disse o Prefeito Arno Zimmermann.

Segundo o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Moacir Cordeiro, na oportunidade foi feita também a retirada dos restos de madeira trancados nos pilares da antiga estrutura da ponte próxima a Madereira F. Miguel. “Aproveitamos para desobstruir o leito do rio, naquele ponto, que acumulava lixo e galhadas. O evento foi positivo e nós estamos atentos às ações de prevenção”, disse.

Além de representantes do Consórcio Empresarial Salto Pilão e Prefeitura por meio da Coordenadoria de Defesa Civil , Departamento de Meio Ambiente e Secretaria da Educação, devem participar do evento também as seguintes entidades: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Aremi, Souza Cruz, CDL, ACEI, Escoteiros Itu-Açu, Conselho da Comunidade, ADAGA, Empresa Turismo e Aventura, Associação de Ciclismo Salto Grande, Colégio Galileu,  Rádio Sintonia, Jornal A Comarca, Jornal Destaque e Jornal Vale Sul.

Todo o material recolhido ficará exposto até a metade da semana no pátio da Madereira F.Miguel como forma de conscientizar a população.

 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail