Ituporanga sediará etapa intermunicipal da CONAE

Data: 27/05/2013
Secretaria/Setor:
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Será realizada em Ituporanga, nesta quarta-feira (29), mais uma etapa da Conferência Nacional de Educação, a CONAE. O encontro, que acontecerá das 13h às 18h, na EEB Aleixo Dellagiustina, tratará das discussões e decisões tomadas nas etapas municipais realizadas em Atalanta, Aurora, Chapadão do Lageado, Ituporanga e Petrolândia. Posteriormente, haverá a etapa regional, onde se reunirão todos os municípios da região da cebola, discutindo os mesmos temas.

A CONAE é uma ação do Ministério da Educação (MEC) e tem como principal objetivo oferecer espaço para que pais, educadores e a comunidade em geral, contribuam com ideias num sistema democrático de Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

Em todo o país, a Conferência é dividida em etapas municipais, intermunicipais, regionais, estaduais e a nacional, que está prevista para fevereiro de 2014, em Brasília. Cada município elaborou propostas baseadas em sete eixos. Será discutido cada um em uma sala separada, onde vão ser eleitos relatores para apresentação à assembléia geral do encontro, que irá emitir os votos das propostas através dos delegados eleitos de cada município. Foi enviado para cada cidade, um Documento Referência acompanhado de propostas vindas do Governo Federal e que podem se alteradas conforme novas sugestões da população.

De acordo com a Secretária de Educação de Ituporanga, Solange Aparecida Goedert Petry, “existe um item no Documento Referência, que é a proposta de que 10% do PIB venha para educação. Hoje nós temos garantidos 5% apenas; no Plano Nacional de Educação - que está sendo discutido – está constando 7%, mas nós queremos 10%. Então, quanto mais pessoas em todos os municípios do país lutarem por isso, com mais força chegará à Conferência Nacional, podendo ser Lei no Plano Nacional de Educação”, explicou.

Confira os eixos temáticos que serão discutidos:

Eixo I:O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação;

Eixo II: Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos;

Eixo III:Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente;

Eixo IV:Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem;

Eixo V:Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social;

Eixo VI:Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho;

Eixo VII:Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos;

 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail