Ituporanga recebe nova ambulância para o SAMU

Data: 08/02/2017
Secretaria/Setor: Secretaria de Saúde
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Julieti Largura

Ituporanga recebe nova ambulância para o SAMU

Como medida tomada para qualificar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Ministério da Saúde liberou para 340 municípios brasileiros uma nova ambulância, e Ituporanga foi uma das cidades contempladas. A chegada do novo veículo acontece em um momento importante de renovação da frota, quando o atual veículo utilizado para atendimento do SAMU já apresenta problemas que poderiam comprometer a prestação de serviço.

O secretário de Saúde do Município, José Carlos Farias, explica que a ambulância utilizada atualmente ficou parada cerca de um mês para reforma do motor e ainda assim não está operando em sua máxima eficiência. Esse programa do Ministério da Saúde visa renovar a frota a cada cinco anos, entendendo que nesse período se faz necessário não só um novo veículo como também uma maior modernidade nos equipamentos utilizados nos atendimentos.

“O importante é que veio um carro novo e faz parte da renovação da frota da Saúde através do Ministério, acabou coincidindo que veio nesse momento que temos problemas com a ambulância”, disse Farias. Ele ainda explica que após a liberação total desse novo veículo para uso, a ambulância antiga deve ser utilizada pela Secretaria de Saúde no transporte de pacientes.

Já para o coordenador do SAMU de Ituporanga, Odair Rogério da Silva, o Daco, a ambulância nova garante maior eficiência e modernidade aos atendimentos. “É equipada com a parte toda de medicação necessária para casos de urgência e emergência. Veio com GPS de fábrica, câmeras de ré para facilitar o manuseio do veículo, veio com alguns equipamentos a mais dentro dela em questão de macas, bancos mais longos caso seja necessário conduzir mais de uma vítima, além de contemplar um motor mais forte”, contou Daco.

Antes da chegada desse veículo, Ituporanga já havia adquirido através do Funrebon, uma nova ambulância para o Corpo de Bombeiros Militar. Agora é aguardada a compra de mais dois carros para a Secretaria de Saúde que atenderão também o transporte de pacientes. “Esses veículos vem em um momento que estamos melhorando a estrutura de atendimento desses órgãos, uma reivindicação do secretário de Saúde e de toda a equipe. Vamos continuar aprimorando, não só o transporte, mas também os profissionais para atender os cidadãos”, disse o prefeito Osni Francisco de Fragas, o Lorinho.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail