Ituporanga realizará 8º Conferência Municipal de Assistência Social

Data: 16/07/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Assistência Social
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Ituporanga realizará 8º Conferência Municipal de Assistência Social

A prefeitura de Ituporanga, por meio da secretaria de assistência social e conselho municipal de assistência social realizará na próxima terça-feira, dia 21, a 8º Conferência Municipal da Assistência Social. O evento é voltado para gestores, conselho, usuários e entidades com o objetivo de analisar, propor e debater as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

A conferência iniciará às 8h e segue durante toda a manhã com palestras e debates. No período vespertino serão realizados trabalhos em grupos. O tema discutido nesta edição será: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, e o lema: “Pacto Republicano do SUAS ruma a 2026 – o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

A Conferência de Assistência Social é realizada a cada dois anos, na esfera Municipal, Estadual e Nacional. “Esse é um espaço de participação social, onde a presença da população é indispensável para que possamos dar continuidade à qualidade dos serviços prestados no município através do SUAS”, explicou a secretária de assistência social, Ana Alves Vieira.

Entenda melhor o SUAS:

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

O SUAS organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

O SUAS engloba também a oferta de benefícios assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. Também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social e concedendo certificação a entidades beneficentes, quando é o caso.


Fonte:  http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/suas

 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail