Ituporanga promove Feira de Livros

Data: 30/06/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Educação e Cultura
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Ituporanga promove Feira de Livros

Os livros e o universo literário vão invadir Ituporanga. A prefeitura do município, por meio da secretaria municipal de educação e departamento de cultura, irá promover entre os dias 01 e 03 de julho, nesta quarta (01), quinta (02) e sexta-feira (03), uma Feira de Livros aberta para a população.

Nos três dias, o evento ocorrerá das 9h às 20h, no centro da cidade, na Praça frei Gabriel, e possibilitará aos visitantes um contato direto com diversas obras de literatura, que inclusive poderão ser adquiridas. Também haverá contação de histórias intercaladas com mágica, musicalidade e poesia, bate papo, e rodas de conversa.

A Feira do Livro de Ituporanga contará com a presença do ator, pesquisador da cultura popular, e contador de histórias, Rodrigo Calistro. Em sua trajetória na oralidade, inseriu a hora do conto em diversas instituições de ensino em Santa Catarina. Calistro apresenta-se constantemente em feiras literárias, simpósios, bibliotecas, livrarias, espaços culturais e escolas.

“Será  uma grande exposição literária de fácil acesso não só para os alunos das escolas de toda a região, mas para a população. Nosso intuito é alcançar o maior número de pessoas, principalmente àquelas pouco familiarizadas com os livros e a literatura. Esse é mais um dos nossos projetos de estímulo à leitura”, explicou a secretária de educação, Solange G. Petry.

Projeto premiado

A secretaria municipal de educação tem desenvolvido projetos de incentivo à leitura desde 2013. “A Literatura Infantil Chega à sua Casa”, foi o primeiro a ser implantado e conquistou o prêmio Qualidade em Gestão da AMAVI (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí). O projeto é voltado para crianças da educação infantil de 0 a 5 anos de idade. Na prática cada aluno recebe uma sacola reciclável personalizada, com um kit de livros e um caderno no qual as famílias registram como foi a visita da “sacolinha literária” em sua casa.

Em 2014 o projeto foi ampliado com a implantação da Biblioteca Móvel. Uma Van visita semanalmente os 13 centros de educação do município com cerca de mil livros na bagagem. Os exemplares são disponibilizados juntamente com as “sacolinhas literárias” para aproximadamente 1.400 crianças da educação infantil, 1º e 2º ano, até 3º e 4º ano do ensino fundamental. A biblioteca móvel fica disponível durante um dia inteiro em cada escola e uma monitora auxiliará contando histórias e criando um ambiente agradável para leitura nas unidades de ensino.

“Sabemos que amor pelos livros não é coisa que aparece de repente, é preciso incentivar e estimular o hábito pela leitura já na educação infantil. Nós investimos e acreditamos em projetos como esse”, frisou o prefeito Arno Zimmermann.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail