Ituporanga investe na qualificação de jovens através de parceria com instituições

Data: 17/04/2018
Secretaria/Setor: Secretária de Desenvolvimento Econômico
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

Ituporanga investe na qualificação de jovens através de parceria com instituições

Uma parceria importante entre a Administração Municipal de Ituporanga, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), tem ofertado para muitos jovens uma oportunidade de estar inserido no mercado de trabalho e de aprenderem uma profissão por meio do Programa Jovem Aprendiz.

O Senai/SC de Rio do Sul disponibiliza no pólo universitário da Unidavi em Ituporanga, programas de aprendizagem industrial, atualmente em andamento o curso de Confeccionador de Roupas, voltados aos jovens de 14 a 24 anos em parcerias com industrias de Ituporanga.

Por meio destes cursos de aprendizagem, as empresas contratam os jovens, por tempo determinado, geralmente um ano, atendendo a cota de aprendiz e preparando recursos humanos que poderão fazer parte do seu quadro de funcionários, além de contribuir para a formação de futuros profissionais.

A professora do Senai no curso de Confeccionador de Roupas, Isaura Badziak, comenta que durante esse um ano em que os jovens ficam entre a empresa e a aprendizagem, é possível notar não somente o desenvolvimento das técnicas da modelagem e costura aplicadas em sala de aula, mas vai muito além disso, refletindo em suas atitudes para a vida.

“Alguns alunos chegam no início muito ansiosos, com dificuldades de trabalhar em equipe, de falar em público durante uma apresentação, e a gente trabalha muito isso. É um desafio para muitos alunos, nem todos sabem trabalhar dessa maneira, mas é possível notar um desenvolvimento não só das habilidades técnicas como também das atitudes. Eles saem sabendo compartilhar, tendo paciência e concentração”, comentou a professora.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Adriano Velho, esta parceria das instituições deve ser melhor aproveitada pelas empresas, que podem absorver profissionais preparados para o mercado. “Hoje nós temos o Programa Jovem Aprendiz sendo aplicado para a área têxtil, mas estamos estudando com o Senai a possibilidade de expandir para outros setores”, explicou o secretário.

Ele ainda comenta a possibilidade de iniciar uma turma avançada no setor têxtil, para dar oportunidade para quem já concluiu o curso básico, de poder continuar se aperfeiçoando nesta profissão e ao mesmo tempo ofertar às empresas uma mão de obra mais qualificada e específica.

Uma ação realizada pelos jovens aprendizes do curso de Confeccionador de Roupas é a doação de peças confeccionadas em sala para instituições assistenciais como o CRAS e o Lar da Solidariedade. Para o prefeito de Ituporanga, Osni Francisco de Fragas, o Lorinho, além da qualificação da mão de obra destes jovens, o lado social também é desenvolvido.

“Temos uma grande preocupação em proporcionar atividades para a nossa juventude. O Programa Jovem Aprendiz, vem para preparar esses jovens para o mercado de trabalho, mas também dar oportunidade de crescimento pessoal”, comentou. 

Hoje a parceria entre as instituições funciona da seguinte forma: a Administração Municipal investe mensalmente na estrutura montada pela Unidavi em seu pólo de Ituporanga, que comporta laboratórios bem equipados e modernos que são utilizados pelo Senai para aplicação de seus cursos de longa e curta duração.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2018
Horário de Atendimento: 8h às 12h e 14h às 17h
Webmail