Ituporanga inicia a coleta seletiva de lixo

Data: 23/04/2014
Secretaria/Setor:
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Começou nesta terça-feira, dia 22, a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Domiciliares (lixo doméstico) em Ituporanga. O projeto implantado pela Prefeitura atende ao cumprimento da Lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que pede o fim dos lixões, inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, implementação da coleta seletiva e programa de educação socioambiental. De acordo com o Diretor do Departamento de Meio Ambiente de Ituporanga, Valdecir Toretti, todos esses quesitos foram cumpridos pelo município antes do prazo. “Foi um longo trabalho que envolveu a Secretaria Municipal de Urbanismo e de Educação. Nos reunimos com as escolas, com os catadores e fomos dando corpo ao projeto. A implantação da Coleta Seletiva é uma resposta efetiva e reveladora da seriedade e da responsabilidade com que a Administração Municipal trata das diversas questões socioambientais que nos circundam”, explicou.

Um panfleto autoexplicativo está sendo distribuído em todo o município. Nas escolas, as crianças e adolescentes recebem orientação do Departamento de Meio Ambiente e da Coordenação do Programa de Educação Socioambiental Participartiva de Ituporanga (PESAPI), para esclarecer possíveis dúvidas quanto à separação dos resíduos e os dias em que a coleta seletiva será realizada.

“Às terças e sextas-feiras, o caminhão da coleta seletiva passará em todos os bairros da nossa cidade. O horário exato da coleta em cada bairro ainda não está definido, por não termos noção certa do tempo necessário, nem da quantidade que será recolhida em cada local. Pedimos aos munícipes que fiquem atentos, separando em suas casas vidro, papel, plástico, alumínio e destinem sempre esses resíduos somente às terças e sextas-feiras. Os demais resíduos considerados rejeitos (lixos): papel higiênico, fraldas, borra de café, restos de alimentos, etc, devem ser destinados ao caminhão compactador às segundas, quartas e quintas-feiras e também aos sábados”, disse o Secretário de Urbanismo, Bento da Silva.

“Este é mais um compromisso que a nossa administração está cumprindo, porém o dever também é dos moradores. Somos um dos municípios pioneiros nesse projeto, atendendo todos os requisitos legais. Mas para que essa iniciativa seja eficiente, além do poder público fazer sua parte, precisamos da colaboração de todos os cidadãos que se preocupam com o nosso meio ambiente. Separe e nos ajude a tornar uma Ituporanga mais desenvolvida e sustentável”, destacou o Prefeito Arno Zimmermann.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail