Ituporanga implanta clínica odontológica de bebês pensando na prevenção da saúde bucal

Data: 08/07/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Saúde
Autor Texto: Helena Marquardt | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Ituporanga implanta clínica odontológica de bebês pensando na prevenção da saúde bucal

Cuidar dos dentes não é apenas questão de estética, e sim de saúde. Pensando nisso, a prefeitura de Ituporanga, por meio da secretaria municipal de saúde, tem investido em ações de saúde bucal das crianças e o cuidado vai começar nos primeiros meses de vida. Para isso lançou o projeto pioneiro da clínica odontológica para bebês, a primeira e única em Santa Catarina voltada para atender pacientes nessa faixa etária de idade. O objetivo é atuar justamente na prevenção desde o nascimento, podendo evitar diversos problemas no futuro.

Segundo o secretário de saúde, Claudinei Eyng, o projeto foi lançado na semana passada e os primeiros atendimentos já estão sendo realizados no Centro de Especialidade Odontológicas (CEO). “Inicialmente fizemos algumas adequações na nossa estrutura, adquirimos alguns equipamentos e conseguimos mais um dentista especializado nessa área. De resto estamos utilizando a estrutura que a gente já tinha”, frisou.

Ele explica que o atendimento começa já com as gestantes e continua após o parto com ações educativas que acontecem junto com tratamentos e curativos caso sejam necessários. “São atendidos bebês de zero a cinco anos de idade. Vamos começar a atender antes mesmo de eles terem os dentinhos porque até mesmo a alimentação da mãe influencia na saúde bucal. E esse acompanhamento segue pelos próximos anos, trabalhando também com os pais ou acompanhantes que são os responsáveis por garantir que a criança siga a orientação dos profissionais no seu dia a dia”, contou.

De acordo com o secretário, a procura nesses primeiros dias já está grande e inclusive pessoas de outras cidades da região que frequentam o CEO já demonstraram interesse no projeto. ”Por enquanto ainda não é possível falar em números, mas temos certeza que será um sucesso porque esta é uma iniciativa pioneira e queremos investir cada vez mais na prevenção”, ressaltou Eyng.

A coordenadora do CEO, Fernanda Cristina do Nascimento Pickler afirma que começando a prevenção nos primeiros meses de vida, a criança não fica com medo de ir ao dentista quando completar a dentição e no restante da vida. “Muitas vezes observamos que quando essa dentição de leite fica completa a criança já está com os dentes todos careados e queremos que isso seja diferente”, relata.

Ela diz que a procura deve aumentar nos próximos meses e a longo prazo isso vai se refletir até mesmo nos atendimentos dos adultos, que terão uma melhor saúde bucal. “Sabemos que o atendimento preventivo tem um custo muito mais baixo que o tratamento curativo e estamos otimistas”, finalizou.

 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail