Ituporanga fica em 1º lugar no atendimento da Educação Infantil pelo programa “EducaCim” AMAVI

Data: 09/12/2014
Secretaria/Setor: Secretaria de Educação e Cultura
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Ituporanga fica em 1º lugar no atendimento da Educação Infantil pelo programa “EducaCim” AMAVI

Com 561 alunos de 3 a 5 anos, Ituporanga é o município que mais atendeu crianças nas turmas de pré-escola, em 2014. O município ficou também com a segunda colocação do atendimento nas creches, com 590 novos alunos, de 0 a 3 anos, totalizando 1.151 matrículas. Os dados foram apresentados durante reunião da “Mesa Redonda da Educação Infantil” no mês de outubro, em Rio do Sul. Os índices fazem parte da análise feita pelo Programa “EducaCim”, que contém informações detalhadas sobre a educação dos 28 integrantes da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI).

Para a Secretária de Educação, Solange Goedert Petry, o crescimento significativo no atendimento da Educação Infantil reafirma o bom desempenho das ações de incentivo feitas em 2013.  O trabalho foi possível através de uma análise detalhada com apoio da Secretaria de Saúde, sobre a situação de crianças dentro da faixa etária de obrigatoriedade escolar, que ainda não haviam sido matriculadas no município.

“O resultado do mapeamento feito pelas agentes de saúde apontou 44 crianças dentro deste índice e que estavam fora da escola, mesmo havendo vagas disponíveis. Então, fizemos um trabalho de divulgação junto às famílias, sobre a importância da presença no ambiente escolar a partir dos 4 anos, especificando inclusive a Lei da obrigatoriedade nesta faixa etária”, explicou Solange.

A ampliação de vagas através da construção de novas salas de aula no município também contribuiu para este cenário, segundo Solange. Além das obras inauguradas neste ano, como a C.E.I. Matilde Sens, por exemplo, outras já estão sendo planejadas para 2015. “Duas salas foram inauguradas este ano para as turmas do berçário e maternal. Temos ainda a previsão de novas ampliações de salas nos Bairros Vila Nova e Girassol, além da construção de uma nova creche com recursos do Governo Federal, cujas obras devem iniciar no próximo ano”, diz a secretária da Educação.

O número de crianças formadas em alguns Centros de Educação Infantil, inclusive, ultrapassou a média anual, de acordo com a secretária. “Um forte exemplo é o C.E Luciane Haverotth, que tinha até então uma média anual de 75 a 80 crianças formadas. Neste ano, pela primeira vez, a instituição formou 111 crianças”, conta Solange.

Segundo a secretária, a diminuição de crianças na lista de espera também contribuiu com o cenário favorável nos índices da Educação Infantil em Ituporanga. “No ano passado, tínhamos 101 crianças na lista de espera. Este ano foi para 44 e agora, a previsão para o ano que vem é de 22 apenas. Nos berçários há vagas, principalmente, no Matilde Sens”, informou Solange. De acordo com Solange, outro fator que favorece este setor da educação é a qualidade dos Centros de Educação e creches.

“Em Ituporanga ainda não há nenhuma creche particular, justamente porque a qualidade no atendimento daquelas já existentes não impõe esta necessidade”, disse.  Mesmo com o bom desempenho registrado pelos relatórios da AMAVI, o trabalho deve permanecer intenso. Segundo a secretária, o próximo passo é fortalecer não apenas a quantidade, mas a qualidade de ensino da Educação Infantil no município.

“Como gestores da educação, uma das lutas que temos junto ao Fórum da Educação Infantil do Alto Vale do Itajaí, no qual inclusive faço parte desde o seu início, não é apenas a ampliação do atendimento em si, mas de sua qualidade e é isso que continuaremos buscando para Ituporanga”, finalizou Solange.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail