Iniciam os preparativos para a 23ª Festa Nacional da Cebola

Data: 12/11/2015
Secretaria/Setor: Fundação Fexponace
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Iniciam os preparativos para a 23ª Festa Nacional da Cebola

A maior festa agrícola de Santa Catarina será realizada entre os dias 7 e 10 de abril de 2016

Shows com artistas de renome nacional, apresentações culturais, feira multissetorial, seminários, exposição de cebola, gastronomia típica e muito mais. Todas estas atrações já estão confirmadas na 23ª edição da Festa Nacional da Cebola e os preparativos já começaram. O maior e mais esperado evento da cidade e região será realizado entre os dias 7 e 10 de abril de 2016, e deverá reunir visitantes de todo o Brasil e países do Mercosul, no Parque Nacional da Cebola, em Ituporanga.

Em 2015, em vez da Festa da Cebola, o município promoveu a Festa do Agricultor e Motorista, no mês de julho. Mas a administração municipal já havia anunciado em 2014 a data oficial da próxima edição da maior festa agrícola do estado, que passou a ser bienal. “Desde quando assumimos a administração municipal essa era a nossa proposta. Foi uma decisão administrativa. Acreditamos que a Festa se torna cada vez mais forte dessa maneira”, explicou o prefeito Arno Zimmermann.

Artistas que estão atualmente despontando no cenário nacional e conquistado maior número de bilheteria nos shows por onde passam devem ser consultados pela comissão organizadora. O objetivo é analisar a agenda e a possibilidade de contratação dos principais músicos do país nos gêneros sertanejo e rock que devem pisar no palco da arena multiuso do Parque da Cebola.

O processo de escolha das candidatas a rainha e princesas da Festa também já iniciou e deve seguir os moldes das grades festas do estado. Uma comissão composta por representantes da administração municipal, Associação Comercial Empresarial e Industrial de Ituporanga (ACEI), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e imprensa, pré-selecionaram trinta meninas e entrevistaram todas que aceitaram o convite para a possibilidade de representar a beleza da mulher ituporanguense no evento. As três finalistas serão apresentadas para a imprensa no jantar de lançamento da Festa, previsto para o dia 10 de dezembro.

A organização também estuda novidades na programação e nos diversos setores do evento. O desfile de máquinas agrícolas, o rodeio country e rock cebola, estão sendo analisadas e poderão ser remodeladas. As exposições dos cebolicultores de toda a região, o seminário da agricultura familiar, o pavilhão da agroindústria familiar e a feira industrial e agrícola terão um espaço privilegiado dentro da festa.  

“Sabemos da responsabilidade que temos à frente da organização e estamos empenhados juntamente com as comissões de trabalho com um único objetivo: planejar a organização da melhor forma, com responsabilidade e transparência para garantir que esta edição fique marcada na história de Ituporanga”, afirmou o prefeito Arno.

 

SAIBA MAIS DA HISTÓRIA DA FESTA DA CEBOLA:

A Festa da Cebola surgiu diante da necessidade de divulgar a hortaliça e mostrar sua qualidade para todo o Brasil procurando fomentar sua comercialização. A primeira edição do evento foi realizada em 1981 com o nome de EXPOCACE (Exposição Catarinense de Cebola), nas dependências da Igreja Matriz Santo Estevão. Nos três anos seguintes, as edições ocorreram no pavilhão João Carlos Thiesen, no centro do município.

Em 1984, por meio de Ato Oficial do Ministério da Agricultura e Abastecimento ,a EXPOCACE passou a ser EXPONACE (Exposição Nacional de Cebola), de catarinense passou a ser nacional. Em 1985 foi construído o Parque Nacional da Cebola, na Localidade de Cerro Negro que até hoje é o local principal do evento, uma estrutura completa, ampla e organizada, com uma área de 265 mil m² e 20 mil m² de área construída.

Entre os anos de 1986 e 2014 foram realizadas 22 edições. Além de divulgar a qualidade do produto produzido na região, as novas alternativas e tecnologias para produção de cebola, o evento proporciona a integração dos municípios da região do Alto Vale do Itajaí, com uma população estimada de 320 mil habitantes, e atrai visitantes de todo o Brasil e países do Mercosul.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail