Estacionamento rotativo será implantado em Ituporanga

Data: 16/02/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Urbanismo
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Carlos Alberto Grah

Estacionamento rotativo será implantado em Ituporanga

Depois de anos de espera da população e dos comerciantes de Ituporanga, finalmente será implantado no Centro da cidade o sistema de estacionamento rotativo, a conhecida Área Azul. A empresa Sermog, vencedora da licitação e responsável pela implantação, exploração, administração e manutenção do sistema, iniciará nesta quarta-feira, dia 18, a operar em fase de orientação aos motoristas.

Segundo o Diretor da Sermog, Wilson Mira, a forma de operação que será implantada em Ituporanga é moderna e de fácil compreensão da população. “O estacionamento rotativo de Ituporanga será digital. Os usuários poderão pelo celular adquirir créditos ou até mesmo solicitar um local disponível para estacionar seu veículo. Todas essas possibilidades serão explicadas para os motoristas neste período de orientação”, afirmou Mira.

Na primeira etapa da instalação da Área Azul serão criadas 600 vagas para automóveis, caminhonetes e camionetas até duas toneladas. As motos não pagarão estacionamento rotativo, desde que estacionadas nas vagas específicas para as motocicletas. De acordo com a lei e o edital, o horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min, e aos sábados das 08h às 12h. O valor do bilhete será de R$ 1,75 por 1 hora de estacionamento e não haverá tempo de tolerância. O período máximo de permanência na mesma vaga é de duas horas. Nos domingos e feriados não haverá cobrança do estacionamento.

“Neste primeiro momento, teremos um prazo de 10 a 15 dias para orientar e esclarecer as dúvidas dos usuários. Neste período não haverá a cobrança da taxa de estacionamento. É um tempo de adaptação para o bom andamento do sistema, e a nossa previsão é iniciar pra valer no dia 2 de março”, afirmou o Diretor da empresa.

Os usuários terão diversas formas para adquirir créditos para estacionamento. Os postos de venda estarão instalados no comércio da cidade e serão divulgados no período de orientação. Além dos postos de vendas cerca de 15 monitoras também estarão circulando para auxiliar os motoristas na compra de créditos. No site www.estacionamentodigital.com.br e no aplicativo do celular Estacionamento Digital, também será possível o motorista garantir seus créditos para estacionar.

Assim que o sistema estiver em pleno funcionamento, o usuário que não respeitar o tempo limite de estacionamento estará sujeito ao aviso de regularidade que poderá ser sanado no prazo de 5 dias,  mediante o pagamento do valor correspondente a 5 horas, caso contrário será convertido em multa de trânsito no valor de  R$ 53,20 e mais 3 pontos na Carteira de Habilitação.

“Há muitos anos se prometeu Área Azul em Ituporanga e até agora não havia sido possível. Estamos honrando nosso compromisso que assumimos com os comerciantes e a população. Ituporanga é cada vez mais um polo microrregional e esse sistema deve auxiliar no desenvolvimento e mobilidade urbana do município. Sabemos que toda mudança gera problemas pontuais, mas temos certeza que será uma evolução e depois de implantada o cidadão não vai querer voltar atrás. Iremos também cobrar da empresa responsável para prestar um bom serviço”, disse o Prefeito Arno Zimmermann.

 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail