Estacionamento Rotativo de Ituporanga começa a valer na segunda-feira

Data: 27/02/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Urbanismo
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Estacionamento Rotativo de Ituporanga começa a valer na segunda-feira

O Estacionamento Rotativo de Ituporanga, a Área Azul, passará a valer a partir desta segunda-feira, dia 02. O sistema foi implantado no dia 18 de fevereiro e ficou por 10 dias em fase de adaptação e orientação aos motoristas sem a cobrança da taxa. A empresa Sermog, vencedora da licitação e responsável pela implantação, exploração, administração e manutenção do sistema dará início ao trabalho de fiscalização.

Segundo o Diretor da empresa, Wilson Mira, está tudo pronto para iniciar efetivamente o trabalho. “Estamos dentro do cronograma definido, e reforçamos aos motoristas e a população em geral, que a partir de agora, o estacionamento funcionará normalmente, e será fiscalizado, sendo necessário o uso de créditos ou a aquisição de tickets avulsos com as monitoras ou nos postos de vendas credenciados. Pedimos que as pessoas procurem se informar no site www.estacionamentodigital.com.br; ou com as monitoras distribuídas nas áreas abrangidas pelo rotativo".

A forma de operação implantada em Ituporanga é digital, moderna e de fácil compreensão da população. Os usuários poderão pelo celular adquirir créditos ou até mesmo solicitar um local disponível para estacionar seu veículo. Na primeira etapa da instalação da Área Azul serão criadas 600 vagas para automóveis, caminhonetes e camionetas até duas toneladas. As motos não pagarão estacionamento rotativo, desde que estacionadas nas vagas específicas para as motocicletas.

“Há muitos anos se prometeu Área Azul em Ituporanga e até agora não havia sido possível. Estamos honrando o compromisso que assumimos com os comerciantes e a população. Ituporanga é cada vez mais um polo microrregional e esse sistema deve auxiliar no desenvolvimento e mobilidade urbana do Município. Sabemos que toda mudança gera problemas pontuais, mas temos certeza que será uma evolução e depois de implantada o cidadão não vai querer voltar atrás. Iremos também cobrar da empresa responsável para prestar um bom serviço”, disse o Prefeito Arno Zimmermann.

 

Tire suas dúvidas sobre o sistema implantado em Ituporanga:

 

  • Qual o limite máximo de permanência na vaga?

O usuário poderá ficar até duas horas estacionado em uma vaga. Excedendo este limite, ele terá que ir para outra vaga, por isso o sistema é rotativo.

  • Quanto o usuário irá pagar pela hora?

O valor do bilhete será de R$ 1,75 por 1 hora de estacionamento e pode ser usada em qualquer vaga na cidade nesse período de tempo. Nos domingos e feriados não haverá cobrança do estacionamento.

  • Quem não paga?

Carros oficiais da administração direta do Município, do estado e da união, Polícia Militar, Bombeiros, Samu, Ambulâncias, veículos do legislativo e dos oficiais de justiça.

  • Em que dias e horários o estacionamento pago vai funcionar?

O sistema funcionará de segunda à sexta-feira das 08hs às 12hs e das 13h30min às 17h30min. Nos sábados o horário é das 08hs às 12hs.

  • Como comprar e onde comprar o direito de usar uma vaga?

Os usuários terão diversas formas para adquirir créditos para estacionamento. Os postos de venda estarão instalados no comércio da cidade e serão todos divulgados a partir da semana que vem. Além dos postos de venda, cerca de 15 monitoras também estarão circulando para auxiliar os motoristas na compra de créditos. No site www.estacionamentodigital.com.br e no aplicativo do celular Estacionamento Digital, também será possível o motorista garantir seus créditos para estacionar.

Aplicativo ou web: Para cadastrar informe seu nome, e-mail, número da placa e um celular válido. Recarregue e regularize sua alocação usando cartão de crédito. Para comprar, basta selecionar a placa cadastrada e o tempo de permanência. Monitoras ou pontos de venda: Forneça o número da placa e um celular válido. É possível efetuar recargas apenas com dinheiro. 

  • Em quais ruas serão cobrados o estacionamento?

As vagas delimitadas pelo Demutran compreendem as seguintes Ruas: João Wiese, Presidente Jucelino (iniciando na João Wiese na direção a Presidente Nereu), Emiliano Sá, 14 de Fevereiro, Presidente Nereu até o semáforo da Afubra, Presidente Vargas até a Cravil, Governador Celso Ramos, Aderbal Ramos da Silva (atrás da Cravil), Frei Manoel (Rua do Mont´Alverne), Naide Guimarães (Rua do Centro Médico Bom Jesus), Carlos Thiesen (saindo da Nereu até o primeiro semáforo), 7 de Setembro, Major Generoso e Paulo França.

  • E quem não respeitar o tempo limite de estacionamento?

O usuário que não respeitar o tempo limite de estacionamento estará sujeito ao aviso de regularidade que poderá ser sanado no prazo de 5 dias,  mediante o pagamento do valor correspondente à 5 horas, caso contrário será convertido em multa de trânsito no valor de  R$ 53,20 e mais 3 pontos na Carteira de Habilitação.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail