Estação Hidrometeorológica é inaugurada em Ituporanga

Data: 18/12/2014
Secretaria/Setor: Defesa Civil

Estação Hidrometeorológica é inaugurada em Ituporanga

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (18) a inauguração da Estação de Monitoramento Hidrometeorológica no Centro de Ituporanga.  A Estação é uma unidade completa totalmente automatizada e telemétrica, servindo para medição de níveis do rio e índice das chuvas.  A unidade instalada na cabeceira da Ponte Vitório Sens, vai auxiliar e orientar o trabalho de setores de meteorologia do estado e da Defesa Civil Municipal. O evento de inauguração contou com a presença do Prefeito Arno Zimmermann, Vice-prefeita, Angelita Goedert Oliveira, Coordenador da Defesa Civil Municipal, Moacir Cordeiro, Secretário Regional Elias Souza, Presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, Gerente da Epagri/Ciram, Edson Silva, e demais autoridades regionais.

De acordo com o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Moacir Cordeiro, o equipamento está sendo disponibilizado pela Epagri/Ciram, em parceria com a Prefeitura, por meio de um Termo de Cooperação Técnica. “É uma importante ferramenta que nos dará condições de fazer automaticamente a leitura completa do nosso rio. Vai também integrar a rede de pluviômetros que já temos instalados no Município. Antes isso era feito visualmente, de hora em hora por nossa equipe, agora é automática e com auxílio de um sensor que fica submerso, sendo assim um facilitador do nosso serviço”, explicou.

A estação conta ainda com um conjunto de Réguas Linimétricas (que medem altura do rio), e disponibiliza de forma mais segura e ampla, informações que irão aperfeiçoar o trabalho da Defesa Civil Municipal.