Equipes de Saúde de Ituporanga passam por avaliação do PMAQ

Data: 01/11/2017
Secretaria/Setor: Secretaria de Saúde
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

Equipes de Saúde de Ituporanga passam por avaliação do PMAQ

Nos dias 24 e 25 de outubro, as equipes de Saúde da Família de Ituporanga passaram por uma avaliação externa, referente ao Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). O objetivo do programa é acompanhar, monitorar e avaliar as equipes de saúde em todo o Brasil.

Durante a avaliação os entrevistadores coletaram informações referentes às condições de infraestrutura, materiais, insumos, medicamentos, processos de trabalho das equipes, organização dos serviços e cuidado para com os usuários.

Também foram realizadas entrevistas com usuários das oito unidades de saúde do município, com objetivo de verificar a satisfação da população quanto aos serviços de saúde no que se refere ao acesso e utilização dos mesmos.

A coordenadora da Atenção Básica de Ituporanga, Jucilene Laís Rossa Bonfim, comenta que o programa é nacional e cada equipe tem autonomia para definir sua adesão ao programa. “Em Ituporanga oito equipes de Saúde da Família realizaram a adesão, e além dessa avaliação, as equipes seguem em monitoramento dos indicadores até dezembro”, comentou.

Ao termino do levantamento de dados, o município receberá sua certificação final realizada pelo Ministério da Saúde, considerando a autoavaliação das equipes que reflete em 10% da nota, os indicadores de saúde que compreendem 30% e o resultado da avaliação externa que proporciona 60% do resultado da certificação.

Jucilene ainda acrescenta que o município só tem a ganhar com a adesão ao programa. “O processo de certificação reflete o esforço das equipes e do gestor municipal para melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica”, disse a coordenadora.

O secretário de Saúde, José Carlos Farias, acredita que o município está preparado para esse processo de avaliação e espera um resultado positivo, tendo em vista o trabalho que as equipes tem desenvolvido. “Estamos trabalhando em uma gestão eficiente e com cooperação das equipes será possível melhor cada vez mais o atendimento à nossa população”, finalizou o secretário.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail