É OFICIAL: Festa da cebola não será realizada neste ano.

Data: 25/01/2013
Secretaria/Setor:
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

 

Na tarde desta quarta-feira, dia 16, no gabinete do Prefeito Arno Zimmermann, foram apresentados os motivos pelo qual o município não vai sediar a maior festa agrícola de Santa Catarina em 2013. Os argumentos foram todos esclarecidos para a imprensa regional em uma entrevista coletiva. Estiveram presentes também a Vice-Prefeita, Angelita Goedert Oliveira, o Secretário da Fazenda, Rosemar Bertoldi, Presidente da Fexponace, Hélio Goss e os presidentes dos sindicatos rurais de Ituporanga. Arno deixou claro que é inviável a realização de um evento do patamar da Festa da Cebola com menos de três meses de antecedência e ressaltou ainda, que quer manter o nível da festa. “Não houve transição de governo, estou há quinze dias a frente da prefeitura e não se faz um grande evento sem tempo hábil para planejamento, sem organização e sem recursos”, afirmou Zimmermann.

Outro ponto elencado pelo chefe do executivo municipal como justificativa, é o fato de o município estar inadimplente com o Governo Federal e estar impossibilitado de receber verbas de Brasília. Isso porque a administração anterior não prestou contas de recursos recebidos dos Ministérios do Turismo e do desenvolvimento Social. Convênios referentes a duas edições da Festa da Cebola, em 2009 e 2010 e ainda convênios advindos para a realização de dois eventos natalinos na cidade, resultando um total de R$ 650 mil. De acordo com o Secretário da Fazenda, Rosemar Bertoldi, recentemente descobriu-se outro convênio de R$ 400 mil firmado no ano de 2009 pelo qual a gestão do ex-prefeito Osni Francisco de Fragas, também não prestou contas e isso fez com que Ituporanga entrasse no CAUC, (Cadastro Único de Convênios), uma espécie de SERASA dos municípios.

Zimmermann enfatizou durante a coletiva, que a prioridade neste momento não é a Festa da Cebola e sim os setores que mais necessitam como saúde e educação. Arno garantiu que os recursos financeiros antes destinados para a festa serão encaminhados agora para realização de obras e serviços. “Tenho que pavimentar ruas e atender os bairros abandonados do perímetro urbano e do interior, quero implantar especialidades médicas no nosso Hospital Bom Jesus, contratar mais médicos para atender em horário diferenciado na unidade de saúde do Centro, no primeiro dia de aula nossos alunos receberão material escolar completo, mochila e uniforme, essas são algumas das prioridades do meu governo”, concluiu o prefeito.

Mesmo sem Festa da Cebola em 2013, Arno Zimmermann assumiu compromisso de durante o ano organizar em parceria com a iniciativa privada, shows nacionais no Parque da Cebola, uma possível festa para prestigiar o agricultor no mês de julho, entre outros eventos. E em 2014 a Festa da Cebola deve ser realizada sem perder o brilho que a tornou um dos maiores eventos do estado.

 

 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail