Divulgada a programação da Festa da Cebola em Ituporanga

Data: 15/01/2016
Secretaria/Setor: Fundação Fexponace
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Divulgada a programação da Festa da Cebola em Ituporanga

Além das atrações foram anunciadas novidades na organização do evento

Foi realizada na noite desta quinta-feira (14), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ituporanga, a solenidade de lançamento oficial da 23ª edição da Festa Nacional da Cebola. Além dos shows nacionais e da coroação da rainha e princesas que vão representar a beleza da mulher ituporanguense no evento, foram anunciados detalhes da programação da maior festa agrícola de Santa Catarina, que será realizada entre os dias 07 e 10 de abril.

Artistas de renome nacional de vários estilos devem atrair grande público para a Arena Multiuso, no Parque da Cebola. Na quinta-feira, dia 07, primeiro dia da Festa, sobe ao palco o conjunto Fogo de Chão com a participação de Leandro Beninca, o garoto que ficou famoso pelo bordão “Taca-le o pau”. Também terá um show gospel com a banda Voz de Muitas Águas, e show nacional como sertanejo Leo Lima. A entrada no primeiro dia do evento é gratuita.

Na sexta-feira, dia 08, para animar a galera que curte o pop rock, a banda vencedora do programa Superstar, da Globo, Malta. Na mesma noite o público poderá prestigiar também o show sertanejo com a dupla de maior renome no país, Zezé Di Camargo e Luciano.

No sábado, dia 09, será realizado no tablado do camping o festival Rock Cebola, que contará com a apresentação de bandas regionais e com o show nacional da banda Velhas Virgens. Na Arena Multiuso, terá a gravação do DVD da dupla Wesley e André. Logo após o show de Fernando e Sorocaba promete encantar os fãs com vários sucessos que consagraram a dupla, e novas músicas que já estão entre as mais tocadas nas rádios do Brasil.

Pra fechar a programação artística principal da Festa, no domingo, dia 10, um show lendário e que deve ficar marcado na memória do público. Milionário da dupla Milionário e José Rico, e Marciano, da dupla João Mineiro e Marciano, farão juntos um show com os grandes clássicos da música sertaneja de raiz.

Além dos shows, também foram anunciadas as tradicionais atrações como: a feira de negócios multissetorial, feira externa, feira da agricultura, cavalgada, exposição de cebola, parque de diversões, praça de alimentação com food truck e servindo pratos à base de cebola, seminários, festival cultural, e etapa catarinense de MotoCross. O já tradicional Desfile de Máquinas Agrícolas não foi confirmado. De acordo com o presidente da Festa, Geison Kurtz, a ideia é ainda ouvir as comunidades e sugerir novidades para esta edição.

Os passaportes do agricultor e do cidadão ituporanguense com preço diferenciado serão mantidos. No evento também foi coroada a rainha e as princesas que irão representar a beleza da mulher ituporanguense e ajudar na divulgação da Festa. Vitória Regina Ferreira foi eleita a rainha. Brenda Evelin Shroeder e Jaqueline Borba Rosar serão as princesas.

A 23ª edição da expofeira contará com muitas novidades. A principal delas é a facilidade para adquirir ingressos, camarotes, e terrenos do camping e da feira. De acordo com o presidente da Fexponace, Ricardo Salvalágio, tudo poderá ser feito pela internet, no site da festa – www.festadacebola.com.br. “É uma maneira de dar mais transparência, facilitar para o público e ainda aumentar o número de vendas”, explicou.

A feira externa também terá alterações. Será dada a preferência aos lojistas e comerciantes do município e região. “Queremos valorizar e incentivar o nosso comércio local”, frisou Ricardo.

 “Sabemos da responsabilidade que temos à frente da organização e estamos empenhados juntamente com as comissões de trabalho com um único objetivo: planejar a organização da melhor forma, com responsabilidade e transparência para garantir que esta edição fique marcada na história de Ituporanga”, afirmou o prefeito Arno.

A Festa Nacional da Cebola deverá reunir visitantes de todo o Brasil e países do Mercosul, e a expectativa da organização é receber cerca de 100 mil visitantes durante os 4 dias do evento.

             

SAIBA MAIS DA HISTÓRIA DA FESTA DA CEBOLA:

A Festa da Cebola surgiu diante da necessidade de divulgar a hortaliça e mostrar sua qualidade para todo o Brasil procurando fomentar sua comercialização. A primeira edição do evento foi realizada em 1981 com o nome de EXPOCACE (Exposição Catarinense de Cebola), nas dependências da Igreja Matriz Santo Estevão. Nos três anos seguintes, as edições ocorreram no pavilhão João Carlos Thiesen, no centro do município.

Em 1984, por meio de Ato Oficial do Ministério da Agricultura e Abastecimento ,a EXPOCACE passou a ser EXPONACE (Exposição Nacional de Cebola), de catarinense passou a ser nacional. Em 1985 foi construído o Parque Nacional da Cebola, na Localidade de Cerro Negro que até hoje é o local principal do evento, uma estrutura completa, ampla e organizada, com uma área de 265 mil m² e 20 mil m² de área construída.

Entre os anos de 1986 e 2014 foram realizadas 22 edições. Além de divulgar a qualidade do produto produzido na região, as novas alternativas e tecnologias para produção de cebola, o evento proporciona a integração dos municípios da região do Alto Vale do Itajaí, com uma população estimada de 320 mil habitantes, e atrai visitantes de todo o Brasil e países do Mercosul.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail