Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Data: 17/05/2017
Secretaria/Setor: Secretaria de Assistência Social
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

Neste dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e a Secretaria de Assistência Social do município, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), prepararam uma programação de atividades alusivas ao dia chamada de “Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”.

A princípio três ações com o objetivo de alertar as pessoas sobre o combate a exploração sexual serão feitas. Uma delas será um pedágio informativo nos principais pontos da cidade com a entrega de panfletos. Como esta ação será realizada por profissionais da rede como assistentes sociais, psicólogos, será possível que a comunidade também tire suas dúvidas sobre como denunciar ou como perceber uma exploração.

Outra ação será realizada nas escolas e tem como objetivo atingir o maior número de alunos, para que entendam como se prevenir e para que levem para casa as informações importantes para que os pais também fiquem atentos. A ação será o plantio de mudas de flores na cor amarela, que é o símbolo da campanha.

O plantio de flores amarelas também vai acontecer em Unidades Básicas de Saúde do município, no Cras e no Creas, no Conselho Tutetal, na Prefeitura e na Igreja matriz. Outra ação também vai envolver o comércio local, com exposição do tema em vitrines, distribuição de folders e cartazes.

Entidades como o Creas, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e CMDCA também são parceiros do projeto.