Defesa Civil convoca reunião e pede cautela aos comerciantes

Data: 23/09/2013

A Defesa Civil do município de Ituporanga reuniu na tarde desta segunda-feira, 23, representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Ituporanga (ACEI), Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e imprensa para manifestar sua preocupação com a instabilidade climática ainda presente na região.

Com relação ao comércio da Rua Presidente Nereu, que preventivamente retirou suas mercadorias das lojas na última sexta-feira, 20, mas que agora começa a se reorganizar, a Defesa Civil pede para que haja paciência e este retorno não seja feito já nesta segunda-feira, 23.

A justificativa para que o comércio aguarde mais um pouco para seu restabelecimento normal estão embasados em três pilares:

1 – A Barragem Sul ainda está com água passando por cima do vertedouro e isso faz com que o controle da cheia não seja eficaz.

2 – Ainda existe alerta para a previsão e possibilidade de mais chuva para a região. Os sistemas climáticos ainda estão muito instáveis.

3 – O solo ainda está encharcado e caso volte a chover na região, como previsto nos modelos, é difícil saber o quanto pode ser absorvido de maneira natural. Com a Barragem Sul cheia e sem capacidade de retenção o nível do rio poderia se elevar de maneira rápida dependendo da concentração da chuva.