CRAS desenvolve atividades do Programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Data: 27/08/2013
Secretaria/Setor:
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ituporanga promove desde março deste ano diversas ati­vidades com crianças e adoles­centes entre 6 e 15 anos, desde a implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em março deste ano.

 O programa do Governo Federal é uma reformulação ou reordenamento dos serviços até então concedidos pelo Progra­ma de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que consistia em coibir o trabalho infantil, por meio de oficinas, com foco no reforço escolar unido a uma bolsa no valor de R$ 25,00.

Como o próprio nome su­gere, o programa trabalha em dois eixos principais. O primei­ro é o da Convivência Social, que remete aos serviços de Proteção Social Básica, visando fortalecer os vínculos familia­res e comunitários. O segundo é o eixo da participação da criança e do adolescente, reme­tendo a interação e aprendiza­do dos jovens que integram o programa.

De acordo com a Coordenadora do CRAS de Ituporanga, Gabriela Beling de Carvalho, crianças e adolescentes de todos os bairros do município, desenvolvem diversas atividades, em dois turnos. “Atualmente trabalhamos com 69 crianças, que realizam atividades lúdicas com temas variados, além de estarem inseridas em três oficinas em seu contra-turno escolar”, explica.

Os alunos são divididos por faixa-etária nas duas turmas. Uma entre 6 e 9 anos e outra de 10 a 15 anos. De acordo com a Assistente Social do CRAS, Neide Aparecida Floriano, as atividades consistem no trabalho sobre temas lúdicos, repassados sob diversos mé­todos. “As crianças e os jovens que passam por aqui apren­dem vários temas, de diversas maneiras”, afirma Neide.

São oferecidas ao todo, três oficinas. Entre elas estão as aulas de Judô, ministradas pelo Sensei Jacomelli, na Academia Budo do Judô Bushido; aulas de informática, realizada em parceria com a empresa Click Soluções e a Oficina de Artesa­nato. Também são realizadas outras atividades complemen­tares na sede do CRAS, que são coordenadas pelos orientadores sociais Rita Guesser Aniceto e José Paulo Alves Guimarães.

“Na segunda-feira as crianças possuem as aulas de arte e artesanato. Nas terças e quartas-feiras recebem as aulas de informática; na quinta-feira realizamos os passeios recreati­vos e na sexta-feira as aulas de Judô”, explica a orientadora social, Rita Guesser.

Luana Sara Sommer, de 12 anos, do Bairro Vila Nova, que é atendida a cerca de três anos possui plena consciência dos benefícios das atividades que realiza dentro do programa. “Gosto muito de tudo. Com as aulas de artesanato posso sol­tar ainda mais a minha imagi­nação”, conta.

Além das atividades com­plementares, há o auxílio em atividades escolares. Algumas crianças são encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREIAS e assistidas pelo Conselho Tutelar.

“O CRAS possui vagas em aberto para outras crianças, no período da manhã. Caso estas sejam esgotadas, incluímos os interessados na lista de espe­ra”, explica a Assistente Social, Neide Aparecida Floriano.

Desde a criação do Serviço de Convivên­cia e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Ministério do Desen­volvimento Social tem ofere­cido de forma mais ampla os recursos e apoios necessários para as crianças e adolescentes carentes de todo o país. Hoje, o programa trabalha proporcionando maior varieda­de nas atividades para crianças e adolescentes. O SCFV tam­bém foi incorporado a outros serviços da Assistência Social, unificando todos os recursos repassados através dos pro­gramas Projovem Adolescente e o Serviço de Proteção Social Básica para Crianças e Idosos.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail