Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil será criada em Ituporanga

Data: 04/03/2013

Ituporanga está entre os 41 municípios de Santa Catarina, que foram selecionados para aderir ao programa “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade Está se Preparando”, que integra a campanha “Estratégia Internacional Para a Redução de Desastres”, da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Coordenador Regional da Defesa Civil, James Rides da Silva, acompanhado do Assistente da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Alécio Pereira, entregou na sexta-feira (01) ao prefeito de Ituporanga, Arno Zimmermann, o ofício da Secretaria Estadual da Defesa Civil, com o convite para a adesão do município ao programa.

Ituporanga receberá kits da campanha, desenvolvidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Cada kit possui os seguintes equipamentos e materiais: caminhonete com tração 4X4, tablet com funcionalidade de acesso à internet, computador, estabilizador, impressora multifuncional, 2 máquinas fotográficas digitais, 2 aparelhos de GPS, 8 coletes de identificação, 8 capas de chuva e 2 trenas métricas eletrônicas. A expectativa é de que os kits sejam entregues no segundo semestre deste ano. Ainda foi garantido que o município receberá também, 3 lanchas. Uma ficará à disposição dos Bombeiros, uma na Barragem Sul e outra com a Defesa Civil municipal.

Os municípios que integram a campanha se comprometem em desenvolver ações locais, utilizando como ponto de referência os “Dez Passos Essenciais para construir cidades mais resilientes”.

“Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos”, explicou James.

De acordo com o Secretário de Planejamento, Nilson Kuster, o trabalho já começou. “Nosso objetivo é tornar Ituporanga, a primeira cidade do Alto Vale a ter uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nos novos moldes ditados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Temos o apoio total do prefeito Arno e já estamos trabalhando para isso”, disse Kuster.

Para o prefeito Arno, o poder público precisa estar preparado para dar uma resposta rápida para os casos decorrentes do clima. “Posso dizer que hoje existe uma estratégia bem definida e Ituporanga está no caminho certo. Finalmente teremos um órgão devidamente estruturado da Defesa Civil em nosso município, e a população só tem a ganhar com isso”, falou o prefeito.

Também participaou da reunião, a vice-prefeita Angelita Goedert Oliveira.