Cooperativa de Catadores de Ituporanga reduzirá lixo enviado a aterro sanitário

Data: 15/07/2016
Secretaria/Setor: Secretaria de Administração
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: ESTELA BECKER

Cooperativa de Catadores de Ituporanga reduzirá lixo enviado a aterro sanitário

 

Nesta sexta-feira, dia 15, Ituporanga deu mais um importante passo para reduzir o lixo enviado para aterro sanitário. Com a assinatura do contrato entre a Prefeitura e a Cooperativa de Catadores pelo menos 25% do lixo aterrado poderá ser reciclado.

O contrato assinado pelo prefeito, Arno Zimmermann, autoriza a captação de resíduos sólidos passíveis de reciclagem no Centro de Triagem de Ituporanga, localizado no Cerro Negro. De acordo com Zimmermann a prefeitura dará sustentação financeira para fortalecer a Cooperativa. “A Prefeitura de Ituporanga, a partir da assinatura, pagará R$60 a tonelada do resíduo separado. O aluguel do galpão e a energia elétrica também serão despesas do município”, disse.

Entre os benefícios, o principal é deixar de aterrar os resíduos que atualmente são enviados para Lages. A expectativa é reciclar pelo menos 25% das 400 toneladas direcionas por mês ao aterro sanitário. “A Prefeitura gasta R$60 mil por mês para enterrar lixo. Com a Cooperativa a matéria prima retorna para a indústria, e consequentemente, vai reduzir a poluição do meio ambiente”, comenta o prefeito.

A diretora de Meio Ambiente, Sirléia Lopes Sebold, explica que foram praticamente 18 meses de trabalho até legalizar a contratação. “Estávamos há um ano e meio trabalhando na reestruturação da Cooperativa. Primeiro passamos pela etapa de uni-los já que trabalhavam individualmente. Neste período buscamos um contador para auxiliar na parte burocrática. Depois foram necessários os documentos dos órgãos estaduais e federais e hoje estamos concretizando essa vontade do prefeito Arno Zimmermann e dos cooperados”, explica Sirléia.

Com o contrato os catadores terão maior renda além dos direitos trabalhistas garantidos. “Tiramos os catadores da rua, estão sendo amparos legalmente e com seus direitos atribuídos”, afirma Sirleia.

Ituporanga se torna o primeiro município do Alto Vale do Itajaí a legalizar o trabalho entre Prefeitura e Cooperativa. A iniciativa beneficiará 20 famílias ituporanguenses.  

O próximo passo será fortalecer a separação do lixo com os moradores de Ituporanga para ampliar a porcentagem dos resíduos reciclados. “Vamos ampliar a discussão do lixo reciclado, realizar palestras com estudantes, para diminuir ainda mais o lixo encaminhado para aterro”, finaliza Sirléia.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail