COMUNICADO DEMUTRAN DE ITUPORANGA

Secretaria/Setor: Secretaria de Administração
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

COMUNICADO DEMUTRAN DE ITUPORANGA

Após vários contatos de pessoas da comunidade informando que foram multadas em algumas sinaleiras da cidade, o Departamento Municipal de Trânsito de Ituporanga (Demutran), vem esclarecer:

- O estudo dos pontos onde os “furões” seriam colocados foram realizados no ano passado, assim como aconteceu a licitação, contratação e instalação dos equipamentos. Após um período de adaptação a empresa responsável começou a fazer a autuação, ainda no ano passado. Os equipamentos possuem aferição aprovada pelo Inmetro e acompanhamento em tempo real pela empresa ganhadora do processo licitatório.

- Em virtude da repercussão, o Demutran e o setor Jurídico da Prefeitura analisaram as imagens de vários casos em que houve a autuação e constataram infração. Em sinaleiras com três pistas, caso encontrado em um ponto onde houve maior número de autuações, não é permitido que se avance o sinal estando vermelho, mesmo se não houver veículos transitando no sentido oposto, ou seja, só é permitida a convergência quando o sinal estiver aberto.

- Se mesmo assim motoristas ainda se sentirem prejudicados e queiram recorrer a autuação, o Demutran coloca a disposição seu pessoal, sem custos, para orientar com relação ao processo. Não é preciso a contratação de advogados e cada caso será discutido individualmente com o auxílio de imagens. Todo outro e qualquer esclarecimento pode ser feito diretamente na sede do Demutran, ao lado do Fórum.