Centro Educacional Bom Pastor e UNIDAVI de Ituporanga são representados em Colóquio em Portugal

Data: 24/10/2014
Secretaria/Setor: Secretaria de Educação e Cultura
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Centro Educacional Bom Pastor e UNIDAVI de Ituporanga são representados em Colóquio em Portugal

De 18 a 20 de setembro, na Universidade do Minho, em Braga (Portugal), foi realizado o XI Colóquio sobre Questões Curriculares, o VII Colóquio Luso-Brasileiro e o I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.

Dia 18, a Assessora Pedagógica da Pró-reitoria de Ensino da Unidavi Prof.ª Maria Fernanda Souza, apresentou uma pesquisa no eixo: Currículo, Didática e Formação de Professores e levou para a discussão questões que envolvem esses temas, além de debates sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o curso de Licenciatura em Educação Especial. 

A Prof.ª Marceli Erath Westphal, egressa do curso de Pedagogia da Instituição e Diretora do Centro Educacional Bom Pastor, acompanhou a docente na viagem. Na escola em questão, acontece o subprojeto de Educação Especial, vinculado ao Pibid/Unidavi, por meio de convênio entre a IES e a Secretaria de Educação da Prefeitura de Ituporanga. “A viabilização da parceria com a Unidavi possibilitou um fortalecimento da proposta de uma educação inclusiva pensada em conjunto entre escola e universidade”, comenta Marceli.

O Evento, dividido em três Colóquios, reuniu docentes e investigadores da área dos Estudos Curriculares, sendo um espaço privilegiado para a reflexão, discussão e troca de experiências. A junção dos temas procura, também, introduzir um importante elemento dinamizador proveniente do intercâmbio entre os profissionais de Educação, em geral, e do Currículo, em particular, de diferentes países, com destaque para os da comunidade de Língua Portuguesa.

Prof.ª Fernanda explica que foram incluídas na pesquisa as concepções das alunas do subprojeto de Educação Especial do Pibid/Unidavie dos demais alunos de Educação Especial do Campus de Ituporanga. “As trajetórias rumo ao caminho da educação foram construídas, muitas vezes, de forma paralela pela universidade e pela escola pública. Precisamos encontrar pontos de conexão com potencial para transformarmos este paralelismo em uma via de mão dupla. O Pibid é um destes pontos de conexão, em que universidade e escola pública podem transformar-se de maneira conjunta.”, finaliza Fernanda.

Além da participação no Evento, Prof.ª Fernanda aproveitou a viagem para realizar visitas nas Universidades de Coimbra e Braga, em busca de contatos para futuros intercâmbios.




(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail