Campanha “Rio Itajaí Pede Nossa Ajuda” tem atividades em Ituporanga

Data: 14/05/2014
Secretaria/Setor:
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Com o objetivo de mostrar a realidade do Rio Itajaí do Sul em Ituporanga e cidades vizinhas, a Usina Hidrelétrica Salto Pilão realiza até o final deste mês, uma série de atividades da campanha “Rio Itajaí Pede Nossa Ajuda” junto a escolas e comunidade em geral do Município.

Através de ações de educação ambiental, palestras para agricultores e em entidades diversas - além de mutirão de limpeza do rio programado para o próximo dia 24 -  o objetivo é chamar à conscientização da comunidade para o quadro de degradação dos recursos hídricos no Alto Vale.

Além de atividades diretamente em escolas, o trabalho da campanha está sendo reforçado junto aos moradores ribeirinhos. Até um final do mês, 16 reuniões estão marcadas em todas as comunidades do interior, numa parceria entre a Prefeitura de Ituporanga e UNIAGRI.

Agressão ao rio é preocupante

No Alto Vale, onde insere-se a Usina Hidrelétrica Salto Pilão, a poluição ocasionada pelo lançamento indiscriminado de lixo, esgoto e agrotóxicos, além da destruição das matas nas margens e a ocupação irregular do solo são os principais exemplos de descaso com o Rio Itajaí-Açu e seus tributários.

Garrafas plásticas, embalagens de veneno usado na atividade agropastoril, latas de todo o tipo, carcaças de móveis e de geladeiras, pneus, caixas de isopor, calçados, animais mortos, madeira e troncos de árvores compõem o vasto mosaico de poluição que pode ser observado na tomada’água e na barragem/vertedouro da Usina, em Lontras.

Números da campanha em 2013

- 20.000 estudantes envolvidos diretamente com as atividades da Campanha;

- 150 palestras sobre o tema em escolas de nove municípios do Alto Vale;

- 22 palestras para a sociedade civil organizada do Alto Vale;

- 3.800 moradores ribeirinhos receberam contato direto;

- 15 toneladas de lixo retiradas em mutirões de limpeza do rio;

- 800 mil acessos em fan page da campanha criada na rede social Facebook.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail