Caminhada encerra ações do "Outubro Rosa" em Ituporanga

Data: 29/10/2015
Secretaria/Setor: Secretaria de Saúde
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Adilson Turnes

Caminhada encerra ações do

Na tarde desta quinta-feira, dia 29, a programação de atividades em alusão a campanha “Outubro Rosa” encerrou com uma grande caminhada organizada pela prefeitura de Ituporanga em parceria com a 13ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), e ABAPCMAI (Associação Beneficente dos Portadores de Câncer Maria Adelia). Aproximadamente 150 mulheres vestidas de rosa, com faixas e balões percorreram o centro da cidade pela Rua Presidente Nereu até a Praça frei Gabriel, onde houve distribuição de material informativo, maquiagem, dança zumba, sorteio de brindes doados pelo comércio local, entre outras ações.

Ituporanga vestiu a camisa, e diversas atividades foram organizadas durante todo o mês pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de saúde, para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce, como parte da campanha que visa a luta contra o câncer de mama e câncer do colo do útero. Entre as ações, um mutirão para coleta de exames preventivos do colo uterino foi realizado no dia 21, das 13hs às 20hs nas unidades básicas de saúde do município. Um total de 150 procedimentos foram feitos. Durante o exame as mulheres também receberam orientações sobre o autoexame.

Ainda como forma de chamar a atenção da população, as unidades de saúde estiveram todas decoradas com a cor rosa, e os funcionários usaram o laço simbolizando apoio ao movimento. Algumas lojas também decoraram suas vitrines. O prédio da prefeitura, a Praça Frei Gabriel, e a Ponte Vitório Sens receberam uma iluminação especial no tom que marca a campanha.

“Essa campanha é muito importante e nos auxilia com o trabalho de orientação e conscientização realizado o ano todo. Mais de 60% das mulheres descobrem tarde demais que têm câncer de mama, e se diagnosticado precocemente tem 95% de chances de cura”, explicou a secretária de saúde, Gisele Weber Sebold.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail