Aumentam denúncias de focos do mosquito Aedes Aegypti em Ituporanga

Data: 19/02/2016
Secretaria/Setor: Secretaria de Saúde
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Divulgação

Aumentam denúncias de focos do mosquito Aedes Aegypti em Ituporanga

Para combater o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, a população está em alerta. Em Ituporanga, mesmo com as visitas regulares, diariamente são recebidas denúncias e solicitações de informações na Vigilância Epidemiológica.

Conforme a agente de Endemias, Marisol Batisti Stuepp, os registros aumentaram em pelo menos 30%. São em média 15 visitas diárias. “É importante que as pessoas façam a denúncia, mas que averiguam antes o local e verificar se é necessário o comparecimento do agente. Cada morador precisa ser um agente e fazer sua parte, nossa maior preocupação é que há casos onde o mosquito está resistente e se proliferando também em água suja”, esclarece Marisol.

A denúncia pode ser anônima e exclusiva à Vigilância Epidemiológica. “Não é necessário revelar o nome, porém necessitamos do endereço completo e se possível o nome do morador onde está instalado o possível foco”, alerta o fiscal da Vigilância Sanitária, Gilson Broering, que faz um trabalho complementar ao da epidemiológica.

Nos espaços públicos também tem sido feito um rigoroso trabalho de prevenção. O pátio dos carros apreendidos pela Polícia Militar é monitorado até duas vezes por mês desde outubro do ano passado. Nos próximos dias também será realizado um mutirão na Secretara de Infraestrutura para eliminar a água parada e possíveis focos. Um trabalho preventivo deve ser realizado também nas escolas.

Atualmente estão instaladas 50 armadilhas no município. E as denúncias podem ser feitas no telefone (047) 3533-1878.

Suspeitas não se confirmam

Após a confirmação de dois casos de dengue em Ituporanga em dezembro de 2015, novas suspeitam chegaram até a Secretaria Municipal de Saúde neste ano. Foram oito pessoas avaliadas e nenhum caso confirmado.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 8:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs
Webmail