Ações marcam o Dia de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes em Ituporanga

Data: 21/05/2018
Secretaria/Setor: Secretaria de Assistência Social
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

Ações marcam o Dia de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes em Ituporanga

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes celebrado hoje, 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

A intenção da mobilização neste dia é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Com esse objetivo a Administração Municipal de Ituporanga, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

Uma das ações realizadas na campanha foi uma parceria da equipe do CRAS com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e desta forma, no início do mês de maio os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ministraram oficinas de confecção de flores em cartolina para os agentes comunitáriao de saúde, com o intuito de os mesmas serem multiplicadores de tal campanha.

As crianças e adolescentes do SCFV durante o mês de maio, também confeccionaram as flores símbolo da campanha, sendo plantadas de forma simbólica no jardim do CRAS e da Prefeitura de Ituporanga. Faixas da campanha também foram distribuídas no Centro da cidade.

Cartazes e folderes da campanha feitos pelo município foram distribuídos em diversos pontos (comércio, Estratégia de Saúde da Família, escolas, órgãos públicos), com o objetivo de informar e conscientizar a população em geral.

É importante destacar que consta nos folderes e cartazes o telefone do plantão do Conselho Tutelar que pode ser usado para fazer denúncias ou solicitação de averiguação de alguma situação envolvendo crianças e adolescentes em horários noturnos ou finais de semana.

O comércio local foi convidado a participar da mobilização através de suas vitrines, e expondo material da campanha em seu estabelecimento. Nos Centros Educacionais foram entregues materiais da campanha e um texto base para que seja reforçado com os alunos a importância deste tema. 
Na manhã de hoje, ainda foi realizada a panfletagem em pontos estratégicos da cidade.

Foram parceiros: Secretária Municipal de Assistência Social , CREAS, SCFV, Conselho Tutelar, Secretária Municipal de Saúde, Agentes Comunitárias de Saúde, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Escolas e Centros de Educação Infantil do Município e Hospital Bom Jesus.

A equipe do CRAS Agradece todos os parceiros e solicita o apoio da população em geral no sentido de auxiliar na mobilização e sensibilização, da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, e se qualquer pessoa tiver alguma suspeita ou conhecimento de que uma criança ou adolescente esteja sofrendo abusos sexuais, que façam sua denúncia para o Conselho Tutelar pelo telefone (47) 3533 1822, pelo telefone de plantão: (47) 98845 9354, ou ainda discando 100, a denúncia pode ser feita de forma anônima.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2018
Horário de Atendimento: 7h às 13h.
Webmail