Ação recolhe mais de 1 mil kg de resíduos eletroeletrônicos em Ituporanga

Data: 16/12/2014
Secretaria/Setor: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Fabiano Amaral

Ação recolhe mais de 1 mil kg de resíduos eletroeletrônicos em Ituporanga

A Prefeitura de Ituporanga por meio do Departamento de Meio Ambiente, iniciou neste mês de dezembro ações que pretendem dar a destinação correta aos resíduos eletroeletrônicos que não são mais utilizados, e estão incluídos na Logística Reversa (onde o consumidor tem a responsabilidade de retornar o resíduo inutilizado à empresa vendedora, e, esta, a responsabilidade da destinação final). No sábado, 06, houve a primeira coleta dos materiais. Um caminhão do Instituto Reciclavale, parceiro da iniciativa, ficou exposto na Praça Frei Gabriel, no Centro, identificado como ponto de entrega dos materiais. Foram recolhidos 1158 kg de resíduos eletroeletrônicos, isopor, papelão, entre outros.

O processo da Logística Reversa responsabiliza as empresas e estabelece uma integração de municípios na gestão do lixo. Neste processo, os produtores de um eletroeletrônico, por exemplo, têm que prever como se dará a devolução, a reciclagem daquele produto e a destinação ambiental adequada, especialmente dos que eventualmente poderão retornar ao ciclo produtivo.

“Este é o início de um longo trabalho que inclui a conscientização e o esclarecimento sobre a importância da Logística Reversa, que todos os municípios precisam estar atentos. O pode público de Ituporanga já está dando os primeiros passos. A primeira ação oportunizou aos munícipes darem um destino correto aos aparelhos e outros resíduos que tinham em casa sem utilidade e superou nossa expectativa”, explicou a Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Sirleia Lopes Sebold.

Em parceria com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e a Associação Comercial e Empresarial de Ituporanga (ACEI), a Prefeitura já tem novas datas definidas para coleta. Será nos meses de fevereiro, março, abril, maio, junho, e julho, sempre nos sábados especiais. “Após este período de adequação o comércio local terá que fazer a logística reversa, ou seja, estes materiais deverão ser entregues nas lojas e as empresas farão a entrega para a Cooperativa e Instituto Reciclavale. Manteremos um galpão no Cerro Negro para acondicionarmos estes resíduos, pois a cooperativa virá buscar quando o local estiver com bastante material”, frisou Sirleia.

 



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail