“Plataforma de gestão” afirma prefeito sobre objetivos do Seminário Ituporanga de 2050

Data: 17/03/2016
Secretaria/Setor: Secretaria de Administração
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa | Autor Fotos: Estéla Becker

“Plataforma de gestão” afirma prefeito sobre objetivos do Seminário Ituporanga de 2050

O dia 16 de março de 2016 será histórico para Ituporanga. A data marca o início do planejamento do município para os próximos 35 anos nos mais diferentes setores. Propostas nas áreas da agricultura e meio ambiente, economia, educação, saúde e mobilidade urbana surgiram na discussão que envolveu formadores de opinião, políticos, estudantes, professores, servidores públicos e outros moradores da cidade.

O Seminário Ituporanga 2050 é iniciativa da Administração Municipal para possibilitar a criação de um Plano de Ação. Esse documento servirá como plataforma de gestão para futuros prefeitos. “Independente de partido, nós moramos nessa terra, nossos filhos vão permanecer aqui, nossos bairros vão crescer. Nós temos Plano Diretor, Estatuto das Cidades, Plano de Mobilidade, Conselho da Criança e do Adolescente e do Idoso, mas não pensamos na coletividade. O prefeito precisa ver o todo, pensar no todo e agir para todos”, destaca Arno Zimmermann.

Um dos destaques do evento, na Sede Campestre da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL),  foi a participação do palestrante Cássio Taniguchi, ex-prefeito de Curitiba e um dos maiores urbanistas do Brasil. Na sua apresentação, Taniguchi mostrou alguns de seus trabalhos quando foi gestor público nos dois mandatos entre 1997 a 2005. Para o prefeito Arno ficou evidente que nunca é tarde para planejar . “Nós vimos aqui na palestra que Curitiba começou o planejamento quando já tinha mais de 180 mil habitantes. E olha a potência que se transformou. Um dos grandes exemplos de organização e planejamento no país”, relembra Arno.

Taniguchi destacou pequenas e grandes ações que fez enquanto gestor de Curitiba que culminaram no crescimento organizado. “Curitiba não pensou em ser cidade turística. Mas precisou se adequar para receber as pessoas nos seus parques e pontos turísticos que estão consagrados no cenário nacional. Implantamos campanhas de lixo reciclado visitando escolas e conscientizando crianças. Enfim, são diversos exemplos que tiveram continuidade de outros gestores”, pontua Taniguchi.

Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também participaram do Seminário Ituporanga 2050. Eles divulgaram dados que serviram de base para a discussão do período da tarde. Os participantes foram divididos em grupos para formação das Comissões de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Economia e Mobilidade Urbana. Em cada um, surgiram diversas ideias que poderão ser implantadas a longo prazo. “O prefeito Arno se mostra preocupado com o futuro da nossa cidade e reuniu nesta quarta-feira, cerca de cem pessoas de diferentes áreas para um único objetivo: elencar propostas para melhorar a vida, a mobilidade, o lazer, a educação. O mais importante, na minha opinião, foi a presença dos diretores escolares e os alunos do Grêmio Estudantil. Eles tiveram a oportunidade de participar ativamente das decisões em prol da cidade, são eles que precisam ser ouvidos, pois serão eles que vão administrar nossa terra querida no futuro”, comenta a diretora da E.E.B. Presidente Tancredo Neves, Neide Maria Kreusch.

Um coordenador foi nomeado em cada grupo que dará continuidade ao projeto Ituporanga 2050. O próximo encontro será no dia 05 de abril.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2017
Horário de Atendimento: 7:00 hs às 13:00 hs
Webmail